Alagoas & Maceió: um destino turístico que renasceu com a pandemia

ByTribuna

8 de Dezembro, 2020

Todos nós já ouvimos descrições múltiplas das praias paradisíacas do nordeste brasileiro, associando geralmente esses destinos a Salvador da Baía, Recife, Natal ou Fortaleza.

Já quando se ouve falar de Maceió, são poucos aqueles que associam esta cidade à orla mais bonita do Brasil, e no entanto, esse epíteto é justamente atribuído por muitos que têm o privilégio de a conhecer.

Mas não é só a capital do estado de Alagoas que tem vindo a ganhar adeptos. Outros lugares deste Estado presenteiam-nos com alguns dos cenários mais esplendorosos e paradisíacos do Brasil.

Com efeito, os Alagoanos podem gozar de um litoral repleto de praias paradisíacas, embelezadas por vastos coqueirais. O mar é habitualmente calmo e cristalino, e a sua temperatura é bem quente, convidando as pessoas a vários tipos de actividades.

Alagoas, é um Estado do Nordeste que apresenta inúmeros atractivos ao ar livre, e que tem sabido adaptar-se a este ano atípico de 2020, quase totalmente conectado ao covid-19.

Maceió, para além de ter conseguido voltar a ter voos regulares de e para a Europa através de Lisboa, logrou reduzir consideravelmente o índice de violência nos últimos 5 anos, um dos factores que tem sido mais pernicioso para o desenvolvimento turístico do país.

Se juntarmos a isto o esforço relevante levado a cabo pelas autarquias locais no investimento, promoção e divulgação dos principais locais turísticos, obtemos uma receita de como se deve desenvolver uma política de promoção turística de sucesso.

Neste segundo semestre, Alagoas tem vindo a destacar-se como o principal destino turístico na retomada da actividade turística.

Embora as praias não sejam as únicas belezas desta região, evidenciamos aqui algumas que têm granjeado maior destaque nos últimos anos:

Praia do Francês – Talvez a mais turística e conhecida dos designados “gringos” (estrangeiros) – é uma praia muito badalada, e embora tenha fama de ser calma, quem procura não ser incomodado pelos vendedores de souvenirs, provavelmente não vai achar o lugar ideal.

Praia do Gunga – Famosa pelo seu mar calmo, esta praia tem encontro do mar com o rio, sendo possível fazer passeios bem aprazíveis de buggy até à falésia.

Praia de Ipioca – paisagem deslumbrante, digna de um cenário paradisíaco, com areia branca e águas bem chamativas para tomar vários banhos ao dia. É um sinónimo de paz e tranquilidade. Sublinhe-se o Hibiscus Beach Club, um clube à beira mar plantado nesta praia, com uma infraestrura moderna e funcional, disponibilizando uma panóplia de experiências para os mais variados gostos.

Praia de Tabuba – Praia que também tem encontro do rio com o mar, ideal para famílias com crianças. Possui a particularidade de em períodos de maré baixa virar uma verdadeira piscina natural.

Praia da Sereia – É uma das praias mais famosas, principalmente entre os Alagoanos. O nome desta praia deve-se à construção de uma escultura com a forma de uma sereia, erguida em 1962 e que se situa no meio do mar.

Praia do Patacho – Situada em Porto de Pedras, na designada Rota Ecológica, esta praia destaca-se pelo espantoso coqueiral, o mar esverdeado e uma paisagem idílica, tendo sido considerada por muitos das melhores praias do Brasil devido à sua pouca exploração no passado, situação que já não é tão verdadeira nos dias de hoje.

Sem embargo o litoral alagoano estar na “crista da onda” neste período pandémico, devido sobretudo às belezas ímpares das suas praias, é de exaltar também pontos turísticos imprescindíveis, que naturalmente têm o chamativo das praias, mas não só, e com a vantagem da maior parte dessas regiões localizarem-se perto umas das outras.

– Marechal Deodoro, Barra de Santo António, Barra de São Miguel, Paripueira e Maragogi são apenas alguns exemplos.

Maceió está cool e fashion sim, mas não é apenas a capital alagoana a impressionar neste ano os turistas!