‘Mutu Mbi’ lançado em Portugal e Angola

ByTribuna

31 de Agosto, 2022

O cinema angolano está de parabéns. “Mutu Mbi”, o novo filme de Levis Albano tem a sua estreia agendada em Angola já no início do mês de Setembro.

Ontem, teve a sua pré-estreia em Portugal, numa sessão reservada aos críticos, jornalistas, individualidades e contou com as presenças do realizador e director, Levis Albano, e do protagonista da trama, o actor Sílvio Nascimento. Já em Angola, a estreia do filme acontece no dia 2 de Setembro em todas as salas do Cinemax.

“Será o arranque oficial da estreia mundial do filme. Está tudo preparado para que eu e o Sílvio Nascimento possamos estar presentes. Penso que depois se seguirão outros lugares onde pensamos também dar a conhecer este produto da sétima arte angolana”, garantiu o realizador.    

“Mutu Mbi” é uma produção cinematográfica angolana, de género ficcional, que teve a sua pré-estreia nos cinemas brasileiros nos dias 25 e 27 de Junho.  À data, em entrevista ao Jornal Cultura, o realizador angolano lançou o desafio de realizar pré-estreias em todos os países da SADC, tendo apontado o Botswana como o primeiro país a acolher o filme.

Com um orçamento de pouco mais de 20 milhões de kwanzas, foi todo gravado em Luanda e traz no elenco nomes conhecidos do noss cinema, como Mauza Monteiro, Irene Silva (actriz principal da novela “O Rio”), Sidney, Edusa Chindecasse, Sandra Gomes, Celma Pontes, Jaime Joaquim, Manuel Teixeira, Sílvio Nascimento e Joel Benoliel. Na produção, Levis Albano conta com o apoio de Santanha Cinéfilo, da Geração 80 e de Tekassalas na fotografia.

“É um filme que procura mostrar que em Angola também se vive bem, com condições dignas de uma classe económica respeitada e não apenas pessoas de condições financeiras precárias. Quis mostrar o melhor da sociedade angolana, e não apenas aquela imagem que vigora de país pobre e de grandes problemas sociais”, defendeu o realizador.

Jocelyno Levis Albano é um nome cada vez mais conhecido do grande público angolano. Filho de um casal luandense que muito cedo partiu para a Europa, conta com uma vivência na diáspora de pouco mais de trinta anos. É licenciado em Música e mestre em Cinema, na especialidade de realização e guião.

O filme mais conhecido do realizador angolano é “O Escolhido”, de 2019, que considera “filme tentativa” por ser a primeira aparição no mercando angolano, depois de uma vivência de pouco mais de trinta anos em Inglaterra, onde a sua experiência se estendeu a colaborações com cineastas americanos.

Levis Albano foi premiado no Toronto Film Festival por uma curta-metragem e também teve uma modesta participação na aclamada série “Guerra dos Tronos”, como assistente de realização.