Responsabilidade

ByKuma

24 de Janeiro, 2026

A responsabilidade e exigência começa por nós, a Tribuna de Angola é cada vez mais lida, por alguma razão, o rigor e antecipação informativa e opinativa, já geram debate e já é um farolim, também, para os caçadores que correm atrás do troféu.

Vivemos um tempo de legitimidades, de verdades, consubstanciadas em factos tangíveis, e só por falta de vergonha muita gente se julga no direito de querer perpetuar um passado tenebroso para os angolanos. Hoje refiro-me aos grandes proprietários imobiliários em Portugal, fuga a branqueamento de capitais oriundos de fundos do Erário Público, e nele constam nomes que ainda pensam, enferrujados, em ganhar o MPLA para assaltar de novo o governo.

Os apartamentos mais caros de Portugal, em Cascais, são conhecidos como “a casa dos angolanos”, têm custos de muitos milhões, e alguns milhões de condomínio, há andares inteiros, por exemplo, os 3º, 5º, 7º, 9º e 14º andares são propriedade de Pitra Neto e de sua filha Katila Pitra Costa.Dois apartamentos em edifício paralelo, dois andares pertencem a Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa”José Pedro de Morais, detém quatro apartamentos na Torre Baía, nos 1º, 2º,  4º e 5º pisos.Gerson António de Sousa Nascimento, tem na Torre Estoril dois duplex no 6º e 7º andares.

Álvaro Sobrinho, o grande accionista do Sporting, e foragido pelo roubo no BESA, tem seis apartamentos. Os seus irmãos Sílvio e Emanuel Madaleno, têm, também, três apartamentos no Estoril Sol.

Também Hélder Pita Grós, dispõe de residência nos mesmos edifícios faraónicos. Acresce que em zonas nobres da capital portuguesa Isabel dos Santos, Higino Carneiro, general José Maria, Tchizé dos Santos, têm bens imobiliários, bem como no Algarve na Quinta do Lago, onde “Kopelipa” tem a mansão mais cara de Portugal.

Mas não são só os ditos “marimbondos”, nos “maninhos kwatchas e desavindos” também há imóveis inexplicáveis. Isaías Samakuva, tem 4 apartamentos em Londres.Lukamba “Miau” Gato, tem uma mansão na Vila Alice, uma mansão em Joanesburgo, e um apartamento nas Ilhas Maurícias.O bacharel tirano psicopata, mais que intrujão, ACJ “Betinho, tem um apartamento em Ermesinde, onde habita a ex-esposa, e um luxuoso apartamento junto ao mar na Lavra, em Matosinhos.Liberty Chiyaca, Navita Ngolo, Adriano Sapiñala, Nélito Ekuikui, têm todos um apartamento classe média alta em Lisboa, Portugal.

É desta roubalheira que João Lourenço tem tentado colocar fim, tem sido um esforço titânico, a subversão e terrorismo digital alienados, têm conseguidos bloquear a luta através de fraquesas de alguns titulares fundamentais da governação. 

A clara interferência que já se manifesta nos preparativos do Congresso do MPLA, é o retrato vivo da aflição face à percepção de mudança geracional, há Congresso e congressos, a distância reside num conclave de promessas e noutro onde há a responsabilidade da governação. 

O Partido MPLA e o Governo de João Lourenço, têm a responsabilidade de não abdicar do ritmo crescente de desenvolvimento, Angola não pode retroceder nems sequer parar a onda desenvolvimentista que os oportunistas e desonestos intelectuais e políticos tentam alhear-se, mas acredito que iremos constatar, calma e seguramente, que vai florindo a esperança, a crença, a autoestima fundamentais na cidadania, para abraçarmos a Nova República.