Baía de Luanda foi palco dos 20 anos da nossa Paz

ByTribuna

6 de Abril, 2022

No passado sábado fomos testemunhas do ‘Show da Paz’, o evento musical que celebrou os 20 anos de paz que se vive em Angola.

Quem quis fazer parte da festa, usufruiu de entrada gratuita, no entanto teve obrigatoriamente de apresentar certificado de vacinação.

No total, aproximadamente 80 artistas pisaram o palco do ‘Show da Paz’. Dos mais antigos à nova geração de artistas, o cartaz foi pródigo em nomes da música folclórica e moderna angolana. Sobejamente conhecidos por todos, Dom Caetano, Bessa Teixeira, Anna Joyce, Killa Hill, Pai Diesel, Pérola, Trinity, Kanda, Ednardo Soares, Julio Kelinho, John Melaço, Dj Lutonda, Anderson Mário e tantos outros fizeram parte do cartaz.

Este espectáculo foi produzido pela LS Republicado e contou com o apoio do governo de Angola. Referência para o facto de Sebem e Virgílio Fire terem recebido uma menção honrosa e 1 milhão de kwanzas por parte da organização.

Mais do que um espectáculo, este acontecimento resplandeceu e lembrou-nos o quão importante é viver em paz e harmonia como povo. Aliás, como foi lembrado numa nota prévia do Ministério angolano da Administração do Território (MAT), as comemorações vão desenvolver-se em torno de acções que incutam nos angolanos os ideais de paz, fraternidade, solidariedade, justiça social, unidade e reconciliação.

Por último, sublinhe-se a realização no passado domingo de um culto ecuménico a favor da paz e reconciliação nacional no Pavilhão da Cidadela, em Luanda, com a presença do Presidente da República, João Lourenço. Este culto juntou religiosos de diferentes congregações, figuras históricas da política e sociedade, governantes e membros do corpo diplomático acreditado em Angola. O acontecimento foi marcado fundamentalmente, pela entoação de cânticos de louvores, por grupos corais de várias igrejas e cantores gospel, bem como orações de intercessão.