A leitura. Não há como escapar disso, não é? Encontramos livros em vários lugares, nas salas de espera, por exemplo, ou espalhados pelas nossas casas. Não podemos olhar ao redor sem ver alguém imerso num romance ou simplesmente a ler um jornal. E, no entanto, há muitas pessoas que não leem.
O mais importante que devemos lembrar é que a leitura deve ser uma experiência agradável. A directora da Biblioteca Nacional, Diana Luhuma, apelou aos pais a estimularem os filhos a desenvolverem o gosto pela leitura de forma a estimular a criatividade, empatia, raciocínio, respeito, imaginação, desenvolvimento cognitivo e da linguagem, ou seja, uma visão de mundo mais ampliada, entre vários benefícios.
De acordo com a directora, é fundamental que os pais leiam para que os filhos ganhem o gosto pela leitura, de acordo com cada fase do desenvolvimento infantil e este hábito pode ser estimulado de várias maneiras.
Para celebrar o dia da literatura infantil, foi homenageado o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, um dos principais nomes da literatura mundial, autor de obras como “A pequena sereia”, ou “O Patinho Feio”.
Nesse dia, Diana Luhuma sublinhou que os livros são portas para o conhecimento, e assim como outros hábitos, o gosto pela leitura deve ser desenvolvido desde cedo, mesmo antes do processo de alfabetização. No caso da biblioteca, esta dispõe de vários livros infantis, nacionais e internacionais para crianças dos cinco aos 14 anos.
Por seu lado, o responsável pela mediateca de Luanda, Honório Mamba realçou que os livros são as portas do sucesso para qualquer criança, por isso é importante que os pais levem os filhos a livrarias e bibliotecas para terem contacto com os livros. Além disso, esclareceu que a mediateca nacional possui livros em formato híbrido físicos, áudios e em DVD, tudo isso para despertar nas crianças o gosto pela leitura.
Seja por que motivo for, os pais não se devem esquecer que devem fazer a sua parte, de forma a garantir que o seu filho inicia o percurso na escola com uma base sólida em habilidades relacionadas à linguagem e à alfabetização e o desejo de aprender a ler.