A boa governação é a gestão de expectativas e a busca de equilíbrios, se houver cedências a pressões, ao facilitismo pragmático, ou aos seguidores partidários, então a chances de fracasso aumentam exponencialmente, e as consequências são imprevisíveis.
O Senhor Presidente da República, conseguiu a meu ver, distanciar-se destes contágios e conjuntamente com o seu núcleo duro, e assente na eficácia da Inteligência e na fidelidade das Forças Armadas e de Segurança, indiferente à intriga, insinuação, e obstaculização governativa, deu passos significativos na transformação do atavismo crónico do País, num tempo em que o mundo vacila face ao força midiática digital anarquizada na busca de uma Nova Ordem Mundial.
O restabelecimento da confiança internacional, a conquista de investimento estrangeiro, a recuperação do Corredor do Lobito, diversas vezes sabotado e destruído pela UNITA como arma de defesa das suas forças militares, a irrigação na região desértica do Sul do País, a conclusão de barragens, a construção e modernização de hospitais e escolas, transmitiram uma mensagem aos investidores que trouxeram ganhos nunca conseguidos para Angola.
Ainda em 2025, na província do Huambo, vamos ter a primeira fábrica de medicamentos e vacinas. Ainda em 2025, na Barra do Dande, vai ser inaugurada uma fábrica de alumínio. No dealbar de 2026, vamos ter na periferia do Aeroporto Internacional AAN, o início da construção de três unidades hoteleiras de 3, 4 e 5 estrelas, que vai obrigar a uma requalificação urbana na zona do mercado do 30.
São milhares de empregos e várias qualificações, e vamos assistir a uma proliferação de pequenas empresas de prestação de serviços, sobretudo ao nível do ambiente e distribuição.
Viajando pelo País, é gratificante constatar nas gerações mais jovens, uma mobilização espontânea de crença no progresso, ultrapassa claramente a identidade partidária, acredita-se na Refundação do Estado, exige-se uma Nova Constituição, e o que mais ressalta na partilha é a ideia que o atual espectro partidário ruiu, sucumbiu à caducidade, a esperança poderia ter vários nomes, mas resume-se à ideia cada vez mais intensa de uma Nova República.
Começos, Recomeços e Resultados

