O chá é um grande amigo da sua saúde

ByTribuna

1 de Abril, 2022

Há milhares de anos que o chá tem sido uma bebida essencial em muitas culturas. Mas, ao contrário da crença popular, não é uma panaceia com benefícios ilimitados. No entanto, possui muitos benefícios para a saúde e é um componente importante de uma dieta saudável. Beber chá tem muitos benefícios para a saúde.

Não importa a época do ano, o chá é uma bebida saborosa e pode ser servido gelado ou quente. Contudo, os seus benefícios vão muito além do refresco. Há muitas pesquisas que têm vindo a demonstrar que o chá pode realmente melhorar a sua saúde.

O chá, especialmente o chá verde, é uma fonte rica em flavonoides e compostos bioativos que podem diminuir o stress oxidativo, aliviar a inflamação e fornecer outros benefícios à saúde.

Há estudos que mostraram que os chás podem ajudar a proteger os dentes e o coração, além de possivelmente ajudar a evitar o cancro.  

Vamos conferir alguns dos seus benefícios.

1. O chá contém antioxidantes.

Os antioxidantes trabalham para evitar a “ferrugem” do corpo e, assim, ajudam-nos a prolongar a nossa juventude.

2. O chá tem menos cafeína do que o café.

As misturas de ervas não têm cafeína, enquanto os chás tradicionais têm menos de 50% do que normalmente é encontrado no café. Isso significa que podemos consumir sem causar tantos efeitos incómodos para o sistema nervoso,

3. O chá pode reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame

Um estudo publicado em 2016 que combinou dados de uma série de relatórios anteriores encontrou uma redução de quase 20% no risco de ataque cardíaco e um risco reduzido de 35% de derrame entre aqueles que bebiam de uma a três chávenas de chá verde por dia.

4. O chá pode ajudar na perda de peso

Esta afirmação tem gerado controvérsia, no entanto há estudos que já demonstraram isso mesmo dependendo do consumo de chá tomado.

5. O chá pode ajudar a proteger seus ossos

 A moringa, uma planta nativa do sul da Ásia, é conhecida por suas propriedades medicinais e agora está rapidamente a tornar-se um superalimento convencional. Com mais cálcio do que leite, bem como ferro, vitamina A e K, o chá de moringa é um ótimo complemento para ajudar a manter os ossos fortes.

6. O chá pode manter o seu sorriso brilhante

Pesquisadores japoneses descobriram que o chá pode diminuir a perda de dentes. Muda o pH da boca quando você bebe e pode prevenir cáries. Além disso, o chá, ao contrário de muitas outras bebidas, não parece corroer o esmalte dos dentes.

7. O chá pode estimular o sistema imunológico

Estudos mostraram que o chá pode “sintonizar” as células imunológicas para que atinjam os seus alvos mais rapidamente.

8. O chá pode ajudar a combater o cancro

Estudos sobre isso são actualmente mistos, o que significa que mais pesquisas são necessárias.

9. Chá de ervas pode acalmar o sistema digestivo

Os chás de ervas, em particular de camomila, podem ser bons para pessoas com síndrome do intestino irritável porque são antiespasmódicos. E chás de gengibre podem acalmar a náusea. Tome uma dose de ambos com um chá de camomila e gengibre.

Por último não podíamos de deixar de mencionar o chá Capungopungo. Nativa do continente africano, cresce em savanas abertas, em arbustos e encostas. A planta é amplamente distribuída no Zimbábue, Etiópia, Angola e África do Sul. Agora bastante conhecido por boa parte da população, tem ganho espaço na dieta dos angolanos, pois carrega consigo vários elementos que vão bem para além da simples conveniência.

A nível de saúde, o Capungopungo traz grandes benefícios como o combate de doenças renais, fraqueza, dores de cabeça, de estômago, tosses, gripes e até combate à COVID-19 são atribuídos a este chá, que reúne também outros factores como o sabor e o odor considerado por muitos, bastante agradável. Tal como este, existem outros chás que têm sido consumidos pela população, como o chá “Bulukutu”, que, tal como o Capungopungo, pode ser cultivado até em pequenos quintais.