O estreitamento das relações e, consequentemente, da cooperação entre Angola e a Alemanha vai ganhando cada vez maior visibilidade, e desta vez isso reflecte-se também no campo cultural.
A associação cultural “Angola Verstehen – Compreendo Angola” foi apresentada oficialmente ao público num evento online nos dois países, com a apresentação de alguns dos seus membros.
A grande impulsionadora desta associação do lado angolano é Sandra Sabrowski, embaixadora do Conselho Africano de Turismo para a cultura angolana e a residir actualmente na Alemanha. Sandra desempenha um papel importante de consultoria em análises de mercado e desenvolvimento de projetos em vários países da Europa e da África Austral.
Em entrevista ao Jornal de Angola, Sandra salientou que esta associação foi fundada naquele país europeu por ela e a alemã Chrstiane Harff. As integrantes são, na maioria, alemãs, com interesse em descobrir a cultura angolana, assim como algumas rotas culturais e turísticas.
Um outro aspecto a destacar, é que o dia escolhido para a cerimónia de apresentação da associação servir também para celebrar o Dia Internacional da Mulher. Para além de Sandra Sabrowski, sublinhe-se a presença de Christiane Harff, Susanne Hericks, Willma de Sousa, da artista plástica Ginga Artimista e do fotógrafo e activista cultural Nelson dos Santos.
Uma das principais finalidades da associação segundo Sandra é a aposta no empreendedorismo social e cultural, através de iniciativas como o Nkiela, projecto ligado ao desenvolvimento da cultura, turismo e ambiente, especialmente na comuna do Mucusso, no Cuando Cubango.
Ademais, procura, também dar a conhecer os artistas angolanos, das várias disciplinas, residentes na região norte da Europa, além de deixar em aberto possíveis parcerias num futuro próximo.