É já a partir do próximo dia 2 de Abril que irá decorrer a primeira edição do DOC Luanda, Festival Internacional de Cinema Documental, um evento promovido pelo Centro Cultural Português (CCP) – Camões em Luanda.
Este festival, dirigido pelo cineasta Jorge António e que conta com a parceria da Mukixe Produções Audiovisuais e da empresa CriaCom, terá lugar entre os dias 2 e 7 do próximo mês, nas próprias instalações do CCP.
O DOC Luanda, que terá uma periocidade anual, tem como finalidade apresentar uma variedade de produções nacionais e internacionais. “Direcionado para o cinema documental e inédito em Angola, a proposta do Camões na realização do DocLuanda tem um fundo pedagógico e servirá para incentivar o intercâmbio cultural, estabelecer uma visão contemporânea do Mundo e de Angola através do cinema e da sua história contribuindo desta forma, também, para o futuro do panorama do cinema angolano”, pode-se ler no comunicado do Instituto Camões.
É de salientar que as sessões de cinema serão gratuitas, tendo em conta o número de lugares disponíveis e de acordo com as regras de biossegurança.
O programa do DOC Luanda, que pode ser consultado na página do CCP vai ser pródigo em várias iniciativas, das quais destacamos:
Competição internacional: onde vai poder conhecer autores e títulos recentes da cinematografia mundial.
Competição nacional: vão ser dados a conhecer as mais recentes produções angolanas nos formatos curta e longa-metragem.
Sessões temáticas e não competitivas: o objectivo é divulgar filmes pouco vistos e importantes para a cultura e história de Angola. Além disso, pretende-se realçar autores e filmografias de âmbito internacional.
Sessão homenagem: a finalidade é homenagear uma figura (realizador, actor, técnico) do cinema angolano, cujo trabalho foi/é importante no desenvolvimento do sector.
Masterclasses/Encontros: Conversas e encontros com o público sobre temáticas de interesse e para o desenvolvimento do cinema angolano. A intenção é que, para estes encontros ou masterclasses, sejam convidados profissionais de reconhecido mérito e competência nas suas especialidades.
Concertos /Artes Performativas: organizar concertos/espectáculos com artistas angolanos da música, dança e teatro. A ideia é criar/diversificar uma visão mais abrangente de outras artes.
Feira do Livro e do DVD: o objectivo é organizar uma Feira do Livro e do DVD e prestar um serviço à comunidade, aos cinéfilos e estudantes de cinema em particular.
Exposições: estão previstas exposições temáticas, cujo intuito é a promoção do conhecimento e ajudar a divulgar a história do cinema. Para a 1.ª edição, a proposta será a de organizar uma exposição sobre a história do cinema angolano.