O primeiro dia de kool Life da Tribuna de Angola debruçou-se sobre o fruto do Imbondeiro, a múcua; seus principais atributos: ser rico em vitaminas e minerais – (Ver:” Múcua, o super-fruto angolano” – https://tribunadeangola.org/?p=3296).
Para a saúde, podemos encontrar inúmeros benefícios neste fruto e sua árvore: combate a febre, é rico em vitaminas e cálcio, ajuda na diminuição do açúcar no sangue, combate infecções urinárias, é um anti-inflamatório, auxilia a controlar o colesterol e ajuda no tratamento de diarreias e na saúde dos ossos.
Nestes dias de época natalícia, após um bom repasto junto dos nossos familiares e amados, nada melhor que saborearmos um doce que enalteça a riqueza da nossa terra. A mousse de múcua, para além de ser super fácil de preparar, é absolutamente deliciosa, pois faz sobressair o sabor agridoce do fruto.
Ingredientes:
– 400 ml de natas frescas
– 1 lata de leite condensado
– 300 ml de água
– 150 g de múcua (para preparar a polpa)
– 200 g de pó de múcua
Modo de preparação:
Numa panela coloque a múcua e a água, e leve ao lume por cerca de 25 minutos. Vá mexendo em intervalos de 5 minutos, até os caroços começarem a ficar visíveis.
Quando esfriar, passe por um coador e reserve a polpa.
Num recipiente bata as natas até ficarem firmes. Junte o leite condensado, a polpa de múcua reservada (esta deve equivaler a 200 ml) e o pó de múcua.
Bata bem até obter uma massa uniforme.
Coloque numa tigela grande ou em taças pequenas de sobremesa, decore a gosto e leve ao frigorífico.
Deixe no frio por pelo menos 2 horas antes de servir.
Um especial agradecimento ao “Koffie Luso-magazine” pela gentileza demonstrada ao ter disponibilizado esta receita muitas das vezes esquecida.
Com toda a certeza esta mousse vai deixar os nossos leitores mais gulosos com “água na boca”.