Não foi um ano fácil para o cantor Matias Damásio. Na festa de final de ano, estava programada a sua actuação na passagem de ano na cidade portuguesa da Figueira da Foz, contudo poucos dias antes da festa de réveillon, o artista testou positivo à covid-19 e o espectáculo foi cancelado.
Uns dias antes deste infortúnio, Matias Damásio foi alvo de várias críticas em Angola que transpareceram um pouco por todo o lado, sobretudo nas redes sociais. O seu principal crítico foi o conceituado radialista da Rádio Luanda, Salú Gonçalves, que de entre outras considerações, frisou que o cantor “é outro, não atende, dá bilíngues, promete que vem e não vem, esse aí pensa que é membro do executivo”.
Sem embargo o artista ter enfrentado estas críticas e infortúnios, o ano que agora terminou vai deixar-lhe boas lembranças. Ainda estávamos no final de 2020, e tivemos o privilégio de assistir um vídeo no qual Matias cantava com o seu filho que sofre de autismo. Na época o músico sublinhou que a cura do autismo é o amor.
Ao nível de novos trabalhos musicais, destacaram-se grandes hinos ao amor, como por exemplo, “O nosso beijo”. Nessa obra primorosa, o artista regressa ao que melhor o define: grandes canções de amor que nos emocionam. Num período tão difícil como o que vivemos, o músico e compositor procura com esta canção recordar-nos a todos que o amor é o que nos une e que nunca devemos deixar para amanhã.
Realce também para a música “Vem ser feliz”, que conta com a participação da cantora Aina Quach e que por esta altura já tem mais de 900 mil visualizações na plataforma You Tube.
Uma noite de apoteose, foi aquela em que o músico angolano partilhou o palco com Tony Carreira, o popular e carismático cantor português. No concerto que aconteceu a 27 de Novembro no Altice Arena em Lisboa, o artista assinalou a sua subida ao palco através de diversas publicações nas redes sociais, revelando-se bastante orgulhoso pela oportunidade que recebeu para fazer parte deste momento inesquecível na carreira de Tony Carreira. “Que noite fantástica, amigo Tony Carreira, um público enorme igual ao tamanho do teu coração. Muito obrigado por me convidar. Que honra cantar contigo”, foram alguns dos carinhos que Damásio agraciou o seu amigo e colega de profissão.
Matias Damásio tem-se notabilizado não só em Angola, como a nível internacional. Originário de Benguela, o tema “Louco” em 2016 contribuiu sobremaneira para a sua internacionalização, designadamente em terras lusas. Exemplo disso são as colaborações que já teve com a fadista Marisa, Tony Carreira e a cantora espanhola Vanesa Martin.