Realizou-se no passado domingo a IX edição do Moda Angola, no hotel Epic Sana em Luanda, sob o lema “Liberdade Angola 46 anos da nossa Dipanda”.
Nesta edição do Moda Angola participaram 15 criadores nacionais ligados a casas de moda, alta-costura, máquinas e equipamentos de moda feminina e masculina, infantil, calçados e academia de beleza, além de agências de moda e comités de misses, mobiliários, clínicas de estética, acessórios de moda, bancas dentre outros. Realce para a participação internacional da criadora Betânia Soito, mestre em Desenho de Moda pelo Instituto Europeu de Design em Madrid.
De acordo com o coordenador-geral do projecto, Daniel Pires, este evento da indústria da moda, teve como objectivo primordial, juntar num só espaço, criadores e estilistas nacionais, com o intuito de promover a cultura angolana, através da manifestação artística de moda. Daniel Pires deixou também claro que o Moda Angola, é já um sucesso a nível nacional, sendo mesmo o principal projecto existente da indústria da moda e impulso do sector empresarial no mercado nacional.
Este ano o evento foi desenhado num formato de blocos, no qual esteve incluído a exposição “Expo Moda Angola”. Esta contou com momentos de networking e captação de parcerias, apresentações de colecções de criadores de marcas nacionais para a temporada de verão e cacimbo do próximo ano.
Nesta nona edição, tivemos como um dos pontos altos a atribuição do troféu Ouro Negro, prémio que é entregue aos profissionais que mais de destacam para o fomento e desenvolvimento desta indústria em Angola.
A organização distinguiu Alda Duarte com a melhor colecção, EI Bela como designer revelação, Edson Cadete melhor manequim, Paula Ngaze como manequim revelação e o prémio carreira foi atribuído a Lucrécia Pereira.
O Moda Angola é uma iniciativa da Tussole Business, criadora e gestora de eventos em parceria com a Top Music Angola, e que teve como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento e afirmação de um calendário oficial de eventos nacionais anuais de moda no país.