Angola sobe 14 posições no Índice de Liberdade Económica:

ByTribuna

11 de Março, 2021

Angola sobe na pontuação de liberdade económica de acordo com um estudo publicado nos Estados Unidos. A sua pontuação em 2021 é de 54,2, o que representa uma subida de 14 lugares, face ao ano passado.

Esta classificação é promovida pela Heritage Foundation (THF), um “think tank” norte americano que na sua mais recente publicação destacou que o nosso país aumentou a sua pontuação em 2,0 pontos, principalmente devido à melhoria na eficácia judicial.

Angola é destacada por ter feito alguns progressos, o que reforçou a sua saída das fileiras dos países sem liberdade, em 2019.

Esta subida deixa-nos esperançosos de uma melhoria num futuro próximo, principalmente devido às medidas que têm vindo a ser anunciadas pelo executivo angolano.

 A crise económica do país ainda é uma realidade, daí que a organização americana aponte alguns obstáculos para o crescimento, tais como: regulamentações pesadas, restrições e instituições fracas. Daí que para alcançar maior liberdade económica, Angola nos últimos anos, tenha procurado fortalecer o Estado de Direito

Dos vários quesitos analisados em relação ao país, ganha relevância as pontuações obtidas nas matérias carga fiscal (87,3), despesa pública (86,9), saúde fiscal (77,9) e liberdade de comércio (70,2).