Nova sondagem. João Lourenço ganha eleições de 2022 com grande vantagem

ByTribuna

8 de Março, 2021

Uma agência internacional credível, especializada em inquéritos- relâmpago, realizou uma sondagem com uma amostra de 8 mil entrevistados entre a população angolana.

Os resultados demonstram que o Presidente João Lourenço subiu consideravelmente em termos de popularidade, aproveitando também o impulso do anúncio inesperado da revisão pontual da Constituição, e caso as eleições ocorressem agora obteria um resultado de 63,8 %, sendo assim reeleito para o cargo. Um resultado que não deixaria margem para dúvidas.

Quanto aos seus rivais, a UNITA que vive constantemente em polvorosa, e estando de momento em quezílias internas entre as alas apoiantes do seu líder Adalberto Costa e as outras alas lideradas por Samakuva e Kamala Numa, cai consideravelmente nesta sondagem, obtendo apenas 28,4 das intenções de voto

Já a CASA-CE, com Manuel Fernandes, obtém somente 3,2 % dos votos, notando-se aqui que as questões de indecisão que têm ultimamente caracterizado o partido, penalizaram-no consideravelmente nesta sondagem. O PRS alcança uns inexpressivos 1,1 %, e por fim, a FNLA confirma a sua decadência e estado mortiço, não indo além dos 0,5 %.

Por último, é de destacar que apenas 3 % dos inquiridos manifestaram-se indecisos quanto à escolha de um candidato ou partido políticos, sendo que esta sondagem conta com uma margem de erro de 0,1 %.

Para quem já vaticinava o MPLA e o governo de João Lourenço em queda livre, terão no mínimo de reflectir um pouco mais sobre estes números.