É um assunto propício a insinuações e intrigas silenciosas, todavia, é necessário e urgente discutir com frontalidade, sem tabus, para que não haja condicionalismos no serviço público exercido com devoção, lisura, competência, pelo valor pessoal comprovado.
A celeuma que causou a nomeação de Cristina Dias Lourenço para a BODIVA, porém, tem sido um êxito o desempenho desta cidadã, com resultados visíveis assentes na sua competência na gestão e liderança da instituição.
Quando se perspectiva os amanhãs que nos aguardam,invade-nos o instinto de pularem na memória os nomes que sobressaem pela desempenho competente das suas funções, todavia, cola-se-lhes de imediato, por conveniência e oportunismo, a responsabilidade de todos os males, e rotulam-se todos os defeitos que marcam a diferença e causam inveja.
Temos em 2026 o Congresso do MPLA, já aqui deixei a minha opinião pessoal face aos condicionalismos da atual Constituição da República, e com a agravante da instabilidade e insegurança globais e a ameaça iminente de perturbações na RDC, que o próximo Presidente da República deveria ser um militar.
A meu ver só deverá passar, mesmo livre e democraticamente, para um civil, quando a Constituição da República for revista e o Presidente for eleito e legitimado por sufrágio direto e universal, livre dos Partidos Políticos, e sem condicionalismos ser o Presidente de todos os angolanos.
Parece uma contradição com a democracia, mas temos 50 anos de vicissitudes e condicionalismos só ultrapassados pela coesão e fidelidade ao Estado de Direito e à integridade territorial, das Forças Armadas e Militarizadas. Devemos-lhes a Paz e a Ordem Pública.
Concluo esta minha perspetiva com a ideia de não haver condicionalismos à competência e ao facto de ser já um Servidor do Estado, cumprido este desiderato, tem de haver espaço para que o general Fernando Miala, acompanhado por Isaac dos Anjos, serem os cidadãos mais capazes de fazer a transição para um tempo novo, em que se priorize a Refundação do Estado, se elabore uma Nova Constituição, e se cumpra o futuro com uma Nova República.