Curto e Assertivo

ByKuma

11 de Junho, 2025

O senhor Vladimir Tararov, embaixador da Rússia em Angola, afirmou que África em geral, Angola em particular, que tinham um património inesgotável alicerçado na juventude, em esmagadora maioria na demografia da África Austral.

Para isso é conveniente, obrigatório, que lhes seja transmitida a história verdadeira da libertação e autonomia dos Povos, das dificuldades de aprendizagem de homens livres, das dores de crescimento com o peso da herança dos mais velhos, fazendo-lhes acreditar no seu chão, desfrutar das suas conquistas, e transmitir-lhes a necessidade de esforço, dedicação, devoção, para elaborarem um coletivo solidário de onde emana o Poder de Nações livres.

Como uma das mais jovens independências e democracias do Continente, urge higienizar o espaço minimizando os tristes momentos da caminhada, maximizando a amplitude do conseguido, a partir de um Estado Democrático de Direito.

Cabe-nos a nós como depositários dos valores que se constituem matriz da estabilidade e notório desenvolvimento, aferir-lhes de cautelas com os perigos de um neocolonialismo cada vez representado em bolhas teimosas, persistentes, que têm a cabeça em Luanda e o coração em Lisboa.

Urge separar o trigo do joio, tudo serve para obstaculizar o progresso, nem sequer são utopias, são doutrinas meticulosamente elaboradas que penetram em todas as nesgas para atrofiar a estabilidade, uma entrevista do Senhor Presidente da República que normalmente deveria desenvolver os feitos do seu consulado, é levado a apagar fogos dos incendiários que a destempo tentam colocar o país do avesso.

Não sei se será castigo divino, ou feitiços soltos das fogueiras do passado, mas como não creio em coincidências, torna-se irritante que a cada deslocação de membros da Oposição, há sempre uma anomalia, há invariavelmente vítimas, se não é do sol, é da chuva.

Até o fantasma do Marcolino Moco, de medalha ao peito colocada por João Lourenço, tinha de encontrar no Intercontinental, uma velha do MPLA que o assustou com cabelos brancos. Coitada da senhora, deve ter levado um susto ao confrontar-se com um fantasma trajado sem vergonha. 

Ao tacho vão sempre, está no ADN…!!!