Já sou velho e a história está cheia de estórias dos fracos e incapazes, mas alguns tiveram capacidade de contágio antes do abismo. Olhando para a ginástica do líder da UNITA, bacharel tirano psicopata terrorista, Adalberto Costa Júnior, vislumbra-se uma caminhada de um equilibrista que criou uma rede de idiotas para o amparar na queda, sim, porque ele está em pânico a ver o fim da sua aventura.
Só os pesadelos mergulhados nas trevas despertam ideias de perseguição até à morte, a nossa história mostra mesmo onde se verificaram teorias tenebrosas.
Façamos um pouco de história, com modéstia, mas com factos concretos;
O presidente fundador, Jonas Savimbi, poderia ter sido assassinado várias vezes em diversas ocasiões, mas, por ironia de um destino construído, foi morto no meio de um complô assente numa traição gigantesca dos seus próximos.
Lukamba “Miau” Gato, o herdeiro interno, foi alienado ao iluminismo da capital, vive numa mansão colonial de luxo na Vila Alice, e tem na sua sala de visitas um retrato XXL, retratando o beija mão a José Eduardo dos Santos, que lhe fez fortuna com uma mansão luxuosa de férias na África do Sul, depois de múltiplas empresas insolventes por incapacidade de gestão. Está vivo!
Isaías Samakuva, o presidente da longevidade pós Savimbi, apenas sentiu a perseguição dos intocáveis da UNITA, disso mesmo deu conta às autoridades em Angola e no estrangeiro. Está vivo!
Seguiu-se o bacharel tirano psicopata mentiroso terrorista ACJ “Betinho”, eleito num Congresso que teve de ser repetido, emergiram peripécias permanentes que há muito deveriam ter sido objecto de intervenção da PGR, e quando se vê à beira do abismo perante a justiça, num gesto absurdo e reacionário, lança o anátema do perigo de morte. Está vivo e impunemente continua na sua odisseia subversiva.
***
Tudo fizeram para mobilizar os cidadãos para acorrerem ontem à BODIVA, para impedir a eleição da filha de João Lourenço para a liderança. Ninguém disse, ninguém perguntou, quais as qualificações da senhora, reconhecida entre pares. Poderá legitimamente a senhora ser prejudicada só por ser filha do Senhor Presidente da República?
***
Agora estão a lançar uma mobilização geral para o feriado 4 de Abril, fazem-se reuniões para incentivar uma rebelião, e aparece o ACJ “Betinho” com medo de ser morto num atentado. Isto é “abandalhar a política”, quem não foge da morte? Então a UNITA ajuda a fugir os seus criminosos como Dembo Gangsta, sustenta-os, ameaça polícias, juízes, Serviços de Inteligência, sabe que o vão matar e não foge?
João Lourenço, pelo seu percurso e consulado presidencial, não me parece ter queda para fabricar mártires, e o Povo sabe disso, e é em consequência que não alinha em mobilizações contra o Estado Democrático de Direito.
Este síndrome de perseguição está no ADN do Galo Negro, tudo vale para entreter a plebe, o sorriso de um ladrão como Kopelipa, a quem a UNITA tantas vezes desejou a morte. Um desabafo do caquético Lopo do Nascimento, que mentiu a vida inteira, desde a Casa do Império em Lisboa, onde era apelidado de calcinha aldrabão, o França N’Dalo e o Manuel Rui Monteiro sabem disso, e hoje tudo isto serve para tentar ocultar ou lançar dúvida naquilo que sabem ser verdade, o julgamento do Huambo, vai revelar a verdadeira UNITA actual.
Ainda há tempo, há sempre com honestidade, de entrar com seriedade no jogo democrático, mas há uma verdade insofismável, insubstituível, há ciclos de governação, e há eleições onde o Povo é quem mais ordena.