A verdade vem ao de cima com Trump

ByAnselmo Agostinho

3 de Fevereiro, 2025

Confesso que não tinha noção da influência do dinheiro do governo americano nas ONGs que abundam em África (e possivelmente no mundo inteiro). Só agora com a suspensão de fundos ordenada pelo Presidente Trump estou a perceber a grandeza da coisa.

Amigas e amigos chegam-me a choramingar com a perda dos fundos derivada da ordem de Trump de suspensão dos apoios para análise profunda. São membros das mais variadas ONGs africanas, que eu imaginava independentes. Afinal todas dependiam do dinheiro do governo federal americano. Umas lutam pelos direitos humanos, outras pelo aborto, outras pelos gays e lésbicas, outras contra o aborto, pela africanização do continente, contra o imperialismo americano, a favor do imperialismo americano, pela Palestina, contra a Palestina, pela saúde científica, pela saúde natural, por isto e pelo seu contrário.

Contudo, no final do dia, mesmo as anti-americanas são financiadas pela América. Toda a independência das ONGs é uma fachada que Trump acaba de colocar a nú da forma mais óbvia. Cortou os fundos, e viu-se imediatamente que a sociedade civil mundial não passa de um conjunto de recebedores de dinheiros americanos nas suas mais diversas formas, mas com a mesma origem.

Isso não é bom, nem mau. É apenas um facto que fica registado para memória futura. Mais nada.