Multiplicam-se proclamações desafiadoras da normalidade estável de um País que reconhecidamente vive uma fase ascendente do seu desenvolvimento, há muito tempo que o líder da UNITA vem semeando ventos corrosivos, atraiu uma seita idiossincrática à sua bolha, e o resultado está nas atitudes contra o Estado de Direito Democrático.
A erosão atingiu parâmetros que pela crescente ausência de liderança, está a provocar uma proliferação de grupos terroristas que encontraram na UNITA campo fértil para exercer o papel de mercenários sem Pátria, que em momentos de aflição recorrem aos pais da subversão. Não espanta, por isso, que os implicados nas ações de sabotagem criminosa, tenham recorrido a Liberty Chiyaca em busca de auxílio, como poderiam fazê-lo junto de Kamalata Numa, Simão Dembo, e outros da “entourage” déspota que manda e comanda o Galo Negro.
Com avanços e recuos, estas intenções vêm de longe, sobretudo desde que Adalberto Costa Júnior chegou à liderança, não assistimos mais cedo a actos similares porque a fragmentação da UNITA tem criado dificuldades, porque internamente joga-se, também quem tem mais força para infringir estragos ao Governo.
Não sou jurista, sei mesmo da dificuldade noutras democracias em bloquear um Partido Político, mas deverá haver para além do Estado de Sítio, maneira de estancar quem assume uma postura permanente de menosprezo pelas suas obrigações constitucionais, e para quem incentive a desestabilização de uma Nação, com o medo, e o cercear da liberdade dos cidadãos.
O amadorismo dos terroristas tem similitude na tradicional trajetória da UNITA, o facto em si é um ganho para a instalação do medo, esperemos que a Justiça seja implacável e vá até às últimas consequências. Definitivamente as cúpulas das várias facções da UNITA, à excepção de Isaías Samakuva, é irrecuperável politicamente pela via da democracia. Este sinal é evidente na fuga de Abel Epalanga Chivukuvuku, que sendo igual à partida, quer ser diferente no caminho, sabe que para trás deixou um lodaçal nauseabundo, tóxico e mortal.