Para quem falou ACJ?

ByKuma

21 de Dezembro, 2024

A faladura foi para quem na plateia foi instruído apenas para aplaudir, é uma cópia de discursos gastos noutras paragens onde as oposições esgotaram argumentos, e vivem a indiferença de quem está interessado em discutir o futuro com ideias e atos concretos.

África está com tantos problemas que não encontra soluções para dar resposta ao crescimento demográfico. Na Europa ou nas Américas, qual o país que não tem problemas com os sem abrigo, com milhões de cidadãos dependentes da solidariedade dos cidadãos, com milhões de mortos por assistência médica tardia?

Falou da sobrevivência do MPLA e disse “tesouradas” à nova divisão administrativa, foi a tesourada que a UNITA deu a Angola durante 20 anos, foi essa aventura, que roubou uma geração ao País, e que acabou por ser salva pelo MPLA depois de uma derrota avassaladora.

Sim, é uma verdade histórica, nos 50 anos de Independência, Angola perdeu-os num conflito interno que gerou ódios, mortos, mutilados, e por consequência duas gerações de analfabetos militarizados, intervenções militares externas, destruição de infraestruturas públicas e privadas, que têm consumido recursos para reconstrução.

É claro que com a derrota humilhante da UNITA, depois de ter voltado às matas em 1992, calaram-se as armas, mas a postura de tomada do Poder não se alterou, como mendigos venderam-se a José Eduardo dos Santos, e agora com o bacharel tirano mentiroso psicopata ACJ “Betinho”, impulsionado pela dependências ancestrais, vale tudo para derrubar o governo e colocar o povo na rua.

Que sombras vê o líder alucinado projetadas no futuro? Serão as sombras de uma seita acotovelada em conveniências em levar o País a regressar ao passado? À acusação de índices da pobreza no país, o desemprego, a inflação, a malnutrição e deficiências no acesso à saúde e educação, o imbecil não aponta uma única proposta e com que meios para a concretizar.

O que tanto incomoda a UNITA a realização dos festejos dos 50 anos de Independência Nacional? Ele sente-se excluído ou a Angola dele ainda não é independente? Exclusão e falta de liberdade, quando ele mesmo um marginal que desafia constantemente a Ordem Pública, desfruta de liberdade para debitar a verborreia que tão bem espelha os seus delírios e as suas alucinações? Nenhuma outra democracia no mundo permitiria tanto descalabro, tanta afronta, só mesmo a evidente demonstração de patologia narcisista pode percorrer tanta impunidade.

Será que na seita apavorada não há um democrata lúcido que explique de forma que silencie a perene estupidez, é que uma das consequências da democracia, é que os vencedores são quem pauta a governação, a oposição sendo séria poderá apresentar alternativas concretas, mas querer que João Lourenço cumpra a agenda da UNITA, é de quem confunde a selva com a modernidade e a civilização.

Com a Oposição a continuar a brincar à democracia no jardim infantil, creio que até 2027 vamos assistir o povo mobilizado, embandeirando esperança, a pedir a João Lourenço que continue, e contra o Povo em democracia, não há nada que se oponha.