Está cada vez mais afunilado o caminho

ByKuma

18 de Outubro, 2024

A realidade histórica diz-nos que ninguém consegue governar eficazmente contra uma revolução, assente no medo, na intriga, intelectualmente iníqua, politicamente desonesta. Estão esgotadas em Angola todas as perspectivas de diálogo, temos um governo com múltiplas opções e objectivos, e uma oposição de via única, a caça ao Poder.

Num processo constitucional coxo, Abel “Oportunista” Chivukuvuku, o tal da UNITA, o mesmo da CASA-CE, procedeu à criação do PRA-JA, para quem não se sabe, mas depois de tanto carnaval serviu para mostrar de imediato, a solidez da clandestina FPU. Mas os mesmos que criticavam João Lourenço pelo atraso decorrente das deficiências processuais, são os mesmos que vêm agora atacar o Senhor Presidente da República pela legalização, como se de um golpe se tratasse.

É claro que o bacharel tirano mentiroso psicopata ACJ “Bétinho”, foi o idiota útil que serviu de bengala a Abél “Oportunista” Chivukuvuku, serviu-se de Savimbi, serviu-se de Samakuva, serviu-se do pateta “Bétinho”, e já comunicou a familia déspota famíliar que ficará na FPU como líder da coligação.
Mas as posições extremadas dos abutres do Galo Negro, há muito já foram quebradas todas as barreiras do aceitável, ultrapassou o bom senso, ainda que se tenham traduzido em algo residual na política nacional, obriga a atenção e reacção, e no Estado da Nação, o comportamento selvagem, retrógrado, primitivo e ruralista da UNITA, deveria ter tido resposta imediata da senhora Presidente da Assembleia Nacional, por desrespeito ao Chefe de Estado, o mais alto Magistrado da Nação.

Também continua a ser estranho o comportamento do Grupo Parlamentar do MPLA, dispõe de uma Maioria confortável, e nunca teve uma iniciativa de uma Moção de Confiança no Senhor Presidente da República.

Perante a inevitabilidade da mudança, impõem-se escolhas, é necessário marcar um tempo novo, e tudo se transformará.