Em frente, é o caminho

ByAnselmo Agostinho

7 de Outubro, 2024

Joe Biden vem aí, a economia angolana tem o maior crescimento num semestre (I semestre de 2024) em 9 anos. 9 anos, isto é desde 2015…ah, os saudosistas santistas vão ficar sem palavras…e o Congresso do MPLA renovado de gente vai acontecer em Dezembro.

O país está a mexer, pode ainda não se notar em todos os bolsos, mas basta andar por Luanda ao fim-de-semana. As ruas estão cheias de animação, os bares de festa e os portugueses, sempre oportunos, voltaram a descer em bando em Luanda- o primeiro sinal da retoma económica…

Agora o trabalho é duplo. Não estragar e fazer chegar o benefício do arranque económico aos mais pobres. Desta vez, não podem ser meia-dúzia de generais e ministros com ligações a beneficiar do dinheiro para gastar em Portugal. A prosperidade tem de ser para todos. Tem de se adoptar um modelo de apoio social construtivo, não dar para gastar e nada acontecer, mas um modelo que permita que o progresso económico ande a par com o progresso social.

Além disso, tem de se assegurar estabilidade política, os malucos, sejam aqueles que estragaram tudo no passado, sejam os oportunistas que esperam mais ou menos escondidos, têm liberdade de expressão, mas não têm liberdade para estragar o imenso sacrifício que foi feito desde 2017.

Dito isto, o resto é andar para a frente com João Lourenço e o progresso de Angola.

Novos investimentos, novo pessoal político e uma economia rejuvenescida.