Tyla faz história: A mais jovem vencedora sul-africana de um Grammy aos 22 anos

ByTribuna

7 de Fevereiro, 2024

A cantora Tyla Seethal, hasteou bem alto a bandeira sul-africana ao fazer história como a mais jovem vencedora sul-africana de um Grammy.

Tyla conquistou inegavelmente as redes sociais com o seu hino de verão hipnótico e sedutor, “Water”. A sua canção de sucesso terá chegado ao top 5 em dezenas de países e terminou 2023 como a canção Afrobeats mais ouvida no Spotify, segundo a BBC.

A cantora nascida na África do Sul ganhou um Grammy na categoria de Melhor Performance de Música Africana. Ela aceitou o seu prémio na cerimónia de estreia do 66º Grammy Awards Anual no Peacock Theatre em Los Angeles.

“O quê? Oh meu Deus, isto é de loucos! Eu nunca pensei que diria que ganhei um Grammy aos 22 anos de idade”, disse Tyla no seu discurso.

“Se vocês não me conhecem, o meu nome é Tyla e sou da África do Sul. No ano passado, Deus decidiu mudar toda a minha vida. Muito obrigada a Deus, à minha equipa, à minha família”, continuou.

“Sei que a minha mãe está a chorar algures por aqui. Obrigada à Academia por esta categoria. É muito importante. Sei que estou a esquecer-me de algumas coisas, mas ganhei um Grammy!”, acrescentou antes de sair do palco.

O Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, também reconheceu o feito de Tyla através de um post partilhado no X (a plataforma de comunicação social anteriormente conhecida como Twitter).

“Acordei com a notícia de que a nossa Tyla ganhou o prémio de Melhor Performance Musical Africana pela sua canção ‘Water’ nos #Grammys. Ela é a mais jovem africana a ganhar um prémio tão prestigiado, juntando-se à lista de eminentes artistas e músicos sul-africanos que deixaram uma marca indelével na cena mundial”, disse o Presidente. “Tyla, felicitamos-te e celebramos contigo. A tua vitória confirma o sucesso sustentado da África do Sul em vários fóruns internacionais. Obrigado pela tua autenticidade e por hasteares a bandeira”, acrescentou Ramaphosa.