Luz, alegria, cor, brilho, adrenalina, empolgação, beleza, não há palavras suficientes que qualifiquem aquilo que foi o carnaval deste ano na cidade de Luanda. A Nova Marginal de Luanda, na capital angolana, acolheu, o desfile central da 46ª edição do carnaval 2024, com a participação de 13 grupos carnavalescos.
Este ano o grande vencedor da edição 2024 do Carnaval de Luanda é o grupo carnavalesco Recreativo Kilamba. O vencedor alcançou 898 votos, contra os 864 votos da União Mundo da Ilha do distrito urbano da Ingombota (grupo carnavalesco com mais títulos – 14) que ficou em segundo lugar, seguido do grupo Kiela com 790.
Para o ministro da Cultura e Turismo, Filipe Zau, esta edição do Carnaval foi melhor que a do ano passado, no que diz respeito às coreografias, aos adereços e também à organização. “Temos de continuar a trabalhar, a inovar, a encontrar receitas, a encontrar patrocinadores, para tornar o nosso Carnaval cada vez mais atractivo”, afirmou.
Já o governador de Luanda, Manuel Homem, manifestou o sentimento de missão cumprida, apesar dos desafios que tiveram durante a preparação desta edição. “Sentimos que conseguimos envolver todos os interessados no Carnaval deste ano. Para o futuro breve, temos ainda o desafio e o nosso compromisso de em 2025, nos 50 anos da nossa independência, surpreendermos Luanda”, referiu.
Ao ritmo da dança da kazuta e do semba, treze grupos carnavalescos da classe A, de adultos, disputaram ontem o primeiro lugar da edição 2024 do carnaval de Luanda. Aliás, o semba foi um dos aspectos mais marcantes, pois foi dançado por 10 grupos que passaram pela avenida.
Referência também para a presença na tribuna de honra do casal presidencial que esteve ladeado por diversas figuras do Executivo, com realce para a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa.