As nomeações para esta prestigiada competição africana, vai contar com três produções nacionais, designadamente, ‘Mahinga, Mussulando e Njila, produzidas pela Diamond Films e Geração 80. Estas produções estão nomeadas para a nona edição dos prémios ‘Africa Magic Viewer’s Choice Awards’ (AMVCAs).
De acordo com um comunicado já divulgado, as referidas produções vão concorrer às categorias de ‘Melhor Telenovela’, ‘Melhor Série de Comédia’ e ‘Melhor Série Original’.
“As produções angolanas Mahinga, Mussulando e Njila, produzidas pela Diamond Films e Geração 80, respectivamente, também vão competir aos grandes prémios para: Melhor Telenovela, Melhor Série de Comédia e Melhor Série Original”, lê-se no comunicado.
Este ano, a edição dos AMVCAs – cujos nomeados foram anunciados recentemente pelos actores Bisola Aiyeola da Nigéria e Adjetey Anang do Gana – vai decorrer entre 18 e 20 de Maio, em Lagos (Nigéria), “e será uma celebração da produção cinematográfica e cultural do entretenimento africano”.
De salientar que o filme nigeriano Anikulapo, com dezasseis nomeações e a série Shanty Town, co-produzida entre a África do Sul e a Nigéria, com onze nomeações são os grandes favoritos para receber a distinção máxima desta edição.
Das categorias anunciadas, 10 encontram-se abertas à votação do público, ao passo que as restantes vão ser decididas “pelo painel de júris” dos prémios, que é presidido pelo cineasta nigeriano Femi Odugbemi (ex-director da Academia da MultiChoice Talent Factory).
As categorias em que as produções nacionais concorrem estão inseridas na lista da votação do público.
“Os prémios AMVCAs são verdadeiras comemorações onde celebramos a cultura, património e histórias africanas, contadas por africanos, celebramos também as nossas estrelas, o talento individual e colectivo, e mais uma vez o júri, assim como o público terá a difícil missão de eleger o melhor, pois todos os trabalhos apresentam excelente técnica, grande narração de histórias e actuações cativantes”, mencionou Femi Odugbemi, citado no comunicado.
Este prémio anual é atribuído pela MultiChoice e “reconhece os feitos extraordinários na produção televisiva e cinematográfica no continente”, informa a nota.