Angola é vice-líder mundial na redução das emissões de dióxido de carbono

ByTribuna

21 de Abril, 2023

De acordo com os dados mais recentes do Índice do Futuro Verde, Angola está actualmente em segundo lugar entre os países que reduziram as suas emissões de dióxido de carbono em 2023.

 O Guia de Classificação Geral ilustra o desempenho das economias examinadas e acrescenta os pontos ganhos nas cinco áreas, incluindo emissões de carbono, a transição para uma sociedade mais eficiente em termos de energia, inovação ambientalmente amigável e política climática.

 A estratégia nacional de mudança climática para Angola (ENAC 2022-2035) estabelece cinco pilares para apoiar a transição do país para uma economia de baixo carbono, a saber, mitigação, adaptação, capacitação, financiamento e pesquisa e análise sistemática.

O país está em segundo lugar no ranking global, com 8,05 pontos, superado apenas pela Islândia com 8,53 pontos. Finlândia, Hong Kong, Grécia, Argentina, Luxemburgo, Suécia, Bélgica e Camarões ocupam os lugares restantes no top 10.

Angola está na posição 15 na transição energética, 3,93 pontos à frente da Dinamarca, Países Baixos, Taiwan e a África do Sul.

 Angola está em 59º lugar em termos de sociedade verde, superando o Egipto, a República Dominicana, o Paraguai e a Catar com 4.01 pontos.

Estes argumentos tornam possível reconhecer que Angola está no caminho certo em direcção à descarbonização e que está a apostar na produção de energia de fontes limpas.