Conexões obscuras

ByKuma

28 de Março, 2023

Já aqui tinha escrito a dar conta da associação em offshores entre Isabel dos Santos e Mário Ferreira, na empresa de navegação e turismo Douro Azul. Agora consta que essa ligação estende-se ao luxuoso Hotel Monumental, na avenida dos Aliados, local mais valorizado da cidade do Porto.

Estranhamente o referido empresário, depois destas ligações, em pouco tempo conseguiu a maioria do capital da TVI, estação de televisão que controla a CNN Portugal. Acontece que o director geral da TVI, José Eduardo Moniz, foi parceiro de Isabel dos Santos na UNITEL e na ZAP, e Pedro Sousa e Paulo Catarro chegaram mesmo a ir a Angola dar formação no Cuando Cubango quando Higino Carneiro liderava a província, tendo mesmo Paulo Catarro sido contratado pela Sonangol por Isabel dos Santos, para o sector da comunicação.

Mas há regras deontológicas e leis que balizam a liberdade de expressão, e à comunicação social exige-se-lhe verdades factuais, não a selva vergonhosa como a que caluniou um Estado Soberano, como a CNN Portugal fez ao anunciar o envio de tropas angolanas para a Ucrânia ao serviço da Rússia.

O pedido de desculpas ou desmentido de Gomes Cravinho, ministro dos negócios estrangeiros de Portugal, ocasionalmente num Fórum Lusófono, é muito pouco para o verdadeiro atentado leviano e despropositado, calunioso, contra um Estado com excelentes relações de proximidade.

Ao senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, sempre ágil e perspicaz no comentário, cabe, publicamente, uma posição clara para que não haja reincidência.