Quantas calorias tem um abacate?

ByTribuna

18 de Novembro, 2022

O abacate tem sido uma das frutas da “moda” dos últimos anos, e com razão. Composta de gorduras saudáveis, fibras e vitaminas, esta fruta única e rica em nutrientes oferece muitos benefícios à saúde.

Uma das perguntas mais comuns que as pessoas têm sobre os abacates é: quantas calorias contêm? Afinal de contas, apesar de estarem repletos de nutrientes, os abacates ainda são um alimento com um alto teor de gordura.

Quantas calorias tem um abacate inteiro?

Um único abacate de tamanho médio contém cerca de 320 calorias. Embora isso possa parecer muito, é importante lembrar que a maioria dessas calorias vem de gorduras saudáveis. Além disso, as calorias do abacate variarão dependendo do seu tamanho. Um pequeno abacate pode ter até 240 calorias, enquanto um grande pode ter mais de 400.

O tamanho da porção que deve comer pode ser um quinto ou um terço de um abacate médio, cerca de 64 ou 107 calorias, respectivamente. Na realidade, a decisão é sua de quanta fruta você deseja incluir na sua dieta.

Mas isto não é tudo! Os abacates são considerados super alimentos devido à sua impressionante consistência de nutrientes. Então agora que você sabe quantas calorias um abacate tem, que tal explorar os seus benefícios nutricionais com um pouco mais de detalhe?

Factos nutricionais do abacate

Os abacates podem ser um óptimo complemento para uma dieta diária saudável. As informações nutricionais do abacate mostram que eles são uma excelente fonte de vitaminas e minerais; Os abacates também são uma boa fonte de fibra e contêm gorduras monoinsaturadas, consideradas gorduras saudáveis.

Informações nutricionais para um abacate inteiro de tamanho médio:

  • 13G hidratos de carbono
  • Proteína 3g
  • 19G gordura monoinsaturada e polinsaturada
  • 3g de gordura saturada
  • 10g de fibra
  • 11mg de sódio

Gorduras saudáveis

Durante anos, a gordura foi demonizada como um vilão alimentar, responsável por tudo, desde o ganho de peso a doenças cardíacas. No entanto, a narrativa mudou e a pesquisa mostrou que nem toda a gordura é igual. Alguns tipos de gordura são bons.

O abacate é embalado com ácidos graxos monoinsaturados, que demonstraram diminuir o colesterol LDL, e elevar o colesterol HDL, o bom colesterol. Isso pode ajudar a melhorar a saúde do seu coração e fornecer um risco reduzido de doenças cardiovasculares, síndrome metabólica e outras condições crónicas.

Rico em fibra

Os abacates são uma excelente fonte de fibra. Apenas um abacate médio contém 10 gramas de fibra, quase metade da ingestão diária recomendada para mulheres e um terço para os homens.

Vitaminas e minerais

O abacate está repleto de vitaminas e minerais;

  • Vitamina C
  • Vitamina E.
  • Vitamina k
  • Vitaminas B, como B6, niacina e riboflavina.
  • Folato
  • Potássio
  • Magnésio
  • Zinco
  • Cobre

Além disso, os abacates contêm antioxidantes carotenóides, luteína e zeaxantina, essenciais para manter os olhos saudáveis.

Extracto de semente de abacate

Se você não gosta do sabor, mas ainda gostaria de beneficiar de alguns de seus nutrientes saudáveis, você pode experimentar o extracto de sementes. Esta é uma forma mais concentrada da fruta e está disponível em cápsula ou em pó.

O óleo de abacate é outra opção que possui muitos usos culinários e cosméticos. É rico em ácido oleico, uma gordura monoinsaturada que pode ajudar a hidratar e nutrir a sua pele. Também é óptimo para cozinhar.

Além de seus muitos benefícios nutricionais, é uma fruta incrivelmente versátil. Você pode comer abacates de várias maneiras, sendo o mais popular o famoso guacamole mexicano, mas não esqueçamos a torrada de abacate. Pode ser adicionado a uma salada de atum e servido com ovos mexidos; existem muitas opções saudáveis ​​para comer abacate, e uma boa fonte de pesquisa naturalmente é a internet.