Como manter uma mente e corpo saudáveis?

ByTribuna

12 de Novembro, 2022

Hoje em dia, as pessoas geralmente estão tão ocupadas com o trabalho e as suas responsabilidades que às vezes esquecem de cuidar da sua saúde física e mental.

No entanto, se você continuar assim, corre o risco de entrar em “burnout” e desenvolver certas doenças que podem ser difíceis de tratar mais tarde. É por isso que é importante tomar as medidas necessárias para garantir que a sua mente e corpo permaneçam em boas condições,

Além de evitar o desenvolvimento de doenças, um dos benefícios de se manter forte e saudável inclui salvar a si mesmo do problema de ter que pagar pelas taxas caras de hospital e médicos.

Com isso em mente, você pode realizar mais actividades e prolongar a sua expectativa de vida. Siga em baixo algumas dicas que damos sobre como você pode manter uma vida mais saudável

Afasta o stress da tua vida

O stress pode vir de uma abundância de fatores que você enfrenta na sua vida quotidiana. Se você não encontrar maneiras de remover o stress do seu corpo, ele pode contribuir para o desenvolvimento de condições médicas graves, como tensão alta e doenças cardíacas.

Felizmente, existem muitas maneiras de tentar “desestressar”, como ouvir música relaxante, acender uma vela perfumada, meditar todas as noites ou até mesmo fazer uma massagem.

Pratique exercícios regularmente

Suar regularmente mantém o corpo em boa forma e permite que você evite que seus músculos fiquem rígidos. Ao mesmo tempo, você pode manter uma faixa de peso saudável e aumentar a sua força, o que pode afectar a sua aparência geral à medida que envelhece.

Observe a sua dieta

Uma dieta saudável é uma das melhores maneiras de garantir que o seu corpo permanece saudável e ganha os nutrientes necessários para funcionar adequadamente. Comer uma variedade de alimentos ricos em minerais e vitaminas pode ser benéfico, especialmente para aqueles com maior risco de desenvolver doenças genéticas, como o diabetes.

Faça uma pausa

O excesso de trabalho não faz bem e só colocará a sua saúde em risco. Lembre-se sempre de fazer alguns intervalos curtos durante o dia para refrescar sua mente e esticar o seu corpo. Ao fazer isso, você também se permite ter um desempenho melhor e reduzir a quantidade de tempo que precisa para se recuperar no final do seu turno.

Faça exames

Além de manter uma boa dieta e de se exercitar regularmente, tenha o hábito de fazer exames regularmente, naturalmente aconselhado pelo seu médico. Embora você possa sentir-se bem, essa é uma boa maneira de saber se o seu corpo desenvolveu algum sinal precoce de complicações que podem ser evitadas rapidamente. Na maioria dos casos, recomenda-se um check-up anual.

Fale com um conselheiro

Manter-se mentalmente saudável é outra maneira de cuidar de si mesmo e impedir que os problemas aumentem. Quando certas situações parecem ser muito difíceis de lidar, procure um conselheiro profissional para conversar sobre as suas preocupações e obter orientação sobre o que você pode fazer para reduzir o seu stress e ansiedade.

Não espere até que seja tarde demais

Se você não mudar o seu estilo de vida, corre o risco de sofrer consequências mais tarde na vida dos quais pode arrepender-se. Nunca espere até que um médico diga que você precisa se exercitar mais e manter uma boa dieta. Comece a cuidar da sua saúde hoje.