O rapper angolano Prodígio meteu “mãos à obra” e inaugurou um projecto que pode mudar a vida de vários jovens. Na realidade, o rapper quer ajudar outros “prodígios” a realizarem os seus sonhos e criou um centro juvenil, inaugurado em Luanda para ajudar a desenvolver as suas ideias e projetos.
O espaço Prodigia-te, no bairro Prenda, um dos mais tradicionais de Luanda, onde foi criado Osvaldo Moniz, mais conhecido como “Prodígio”, é um projecto social que vai abrir portas a jovens adolescentes que se distingam em várias áreas, do xadrez à música, identificando talentos nas comunidades e ajudando desenvolver as suas competências.
“O objectivo é não ser o único, não estar sozinho dentro da sala, partilhar, trazer esperança para essas crianças que estão onde eu comecei”, disse o músico à Lusa, salientando que o centro vai estar direccionado para os que se “portam bem”
“Isto é para potencializar os que já têm potencial, os que são bons na música e que se portam bem na escola. Não é para meter na linha quem anda torto”, complementou, esperando que o centro seja “um veículo para chegarem onde quiserem chegar”.
Os adolescentes deverão ter entre os 13 e os 17 anos. Este projecto vai valorizar aqueles que são realmente “muito bons”, em informática, música ou xadrez.
Prodígio já começou um processo de seleção para avaliar o talento de alguns jovens que vão ser também acompanhados por uma equipa especializada “para perceber como estão em casa”.
“Pode ser o melhor músico do mundo, mas se for rebelde em casa, aqui não é o lugar”, concluiu o artista.
No centro, vão ser acompanhados por instrutores e poderão aceder a cursos na área das Tecnologias de Informação, bem como a um estúdio totalmente equipado.
A nossa apreciação sobre a criação deste centro é bem franca e directa: que haja mais iniciativas destas, não só em Luanda, como em outros localidades.