E os vencedores do ‘Angola Move’ são…

ByTribuna

11 de Outubro, 2022

Ao todo concorreram quinze filmes, na 2ª edição do “festival Angola Move” da Unitel, numa gala que decorreu no Royal Plaza em Luanda.  As categorias diziam respeito às vertentes documentário, longas e curtas-metragens. Contudo, nesta segunda edição, “o Angola Move” acrescentou as sub-categorias de Melhor Realizador, Melhor Actor e Melhor Actriz.

O festival agrega, também, a categoria de media digital (audiovisual), nos formatos “YouTube”, Vídeo de Entretenimento, e “Pod Cast”, sendo a votação exclusiva para internautas.

O júri desta segunda edição foi formado pelo cineasta Asdrúbal Rebelo (presidente), o jornalista e crítico de cinema Edson Macedo, a locutora Carla Castro, o realizador de cinema e jornalista Francisco Keth e a produtora audiovisual Ilda Abdala.

Na vertente documentário, concorreram “Kwando”, “A Mística dos Tambores”, de Nguxi dos Santos, “Era Uma Vez”, de Mokotó Praia, “História do Nosso Teatro”, de José Correia, e “Atrás das Redes”, de Sandra Saquita.

Em ficção, as longas-metragens foram “Além do Mar”, de António Mbuta, “Mwana Nketo”, de José Satanha, “Nossa Senhora da Loja do Chinês”, de Ery Claver, “Message in a Bottle”, de Ngouabi Silva, e “Romeu & Julieta”, de Tomás Ferreira (Walter).

Na categoria de curtas-metragens, foram concorrentes as películas “Barbeiro”, de Ngouabi Silva, “Elo”, de Edgar Cláudio, “Mami & Lola, Um Fragmento de Amor”, de Resem Verkrom e Azul Luanda, “Vou Mudar a Cozinha”, de Ondjaki, e “Markhs Richard – Eu Sou Um Astronauta”, de Justino de Carvalho.

E os vencedores são… refira-se que Fly Skuad, foi um dos principais destaques da noite, por arrebatar dois prémios, nomeadamente nas categorias “Melhor Podcast”, e “Melhor Vídeo de Entretenimento”.

O “Melhor Curta-metragem” ficou com Mami & Lola, Já o “Longa- Metragem”, foi arrebatado por “Mwana Nketo”.

No que diz respeito à realização, Kerllen Costa foi o contemplado.

Na actuação, Lélis Twevekamba venceu na categoria de “Melhor Actor” e Cláudia Pucuta, “Melhor Actriz”.

Dança, música, e representação, marcaram esta noite memorável, que mais uma vez contou com a presença da primeira-dama da República, Ana Dias Lourenço, que não deixou de proferir algumas considerações. Preocupada com o desenvolvimento da cultura, a excelentíssima, apelou para que as empresas particulares e públicas, prestassem mais atenção para a sétima arte, teatro, e todas as outras artes.

Ana Dias Lourenço mostrou-se ainda bastante orgulhosa, pelo facto de ver jovens inspirados e focados, na criação de conteúdo locais e culturais. “Estou muito feliz, em ver jovens tão criativos preocupados com a nossa cultura”, afirmou.

Além de várias personalidades ligadas à arte, o Ministro da Cultura, Filipe Zau também marcou presença no ‘Angola Move’.

Saliente-se também que já quando a gala estava para terminar, tivemos uma agradável surpresa. Em reconhecimento aos seus feitos, a empresária e actriz Vanda Pedro, foi a homenageada da noite pelo seu grande contributo na arte e na cultura de um modo geral.