Não se pode dizer que são portas que se fecham porque nunca se abriram, só porque a esquizofrenia e credibilidade volátil dos abutres sobrevoam ninhos subversivos, em busca de lanças envenenadas para traumatizar os angolanos.
Paula Roque procurou na Cidade do Cabo na África do Sul, um escritório de advogados especializados em Direito Internacional, para apresentar na União Africana em Addis Abeba, na Etiópia, uma queixa contra o Governo de Angola e a CNE, por fraude nas eleições disputadas em 24 de Agosto, com um escrutínio paralelo que dá vitória a ACJ.
Não existe nenhuma jurisprudência nem departamento competente na UA para dar acolhimento a tal iniciativa, a própria Organização rege-se pela Carta das Nações Unidas e obedece ao Tribunal Internacional de Haia. No seu historial há Sanções aplicadas na Instância Suprema, a Conferência em plenário de Chefes de Estado e de Governo de toda a África, que apenas administrativamente endossa para a Comissão de Mediação, de Conciliação e de Arbitragem, entre Estados.
Vejamos os exemplos:
Ao todo, a União Africana possui 54 membros, cobrindo todo o continente africano.
Marrocos retirou-se da organização porque a República Árabe Saaraui Democrática (Saara Ocidental) foi aceita como membro, no entanto, em 20 de janeiro de 2017, a UA o admitiu como um estado membro.
Mali foi suspenso da União Africana em 19 de agosto de 2020 após um golpe militar. Em 9 de outubro, o Conselho de Paz e Segurança da União Africana levantou a suspensão imposta ao Mali de todas as atividades do órgão pan-africano, citando os progressos feitos por ele no retorno à democracia. O país foi novamente suspenso em 1 de junho de 2021 após o segundo golpe militar em nove meses.
A Guiné também foi suspensa pela União Africana no dia 10 de setembro de 2021 depois que um golpe militar depôs o presidente do país, Alpha Condé.
O Sudão também foi suspenso pela organização no dia 27 de outubro de 2021 depois que um golpe militar depôs o governo civil liderado pelo primeiro-ministro Abdalla Hamdok.
Burkina Faso foi suspenso da UA no dia 31 de janeiro de 2022 logo após o golpe de Estado que depôs Roch Marc Christian Kaboré do governo burquinês no dia 23 de janeiro.
Facilmente constatamos que a Sociedade Civil, ainda que representada por Partidos Políticos ou Associações e Sindicatos, não têm Estatuto legal neste Órgão internacional africano. É mais um esquema desestabilizador planeado no SOVISMO pela UNITA/FPU, a juntar ao rol das incongruências que a ridicularizam cada vez mais, é uma seita fora da lei, que parece não desarmar a provocação deliberada, inoportuna e demasiado inconveniente.
Perante este quadro real que obscurece o sonho, a estratégia passa por desenterrar fantasmas do passado, feitas virgens puritanas, os mercenários lançam-se como abutres selvagens em busca da podridão, vão atrás do seu habitat, lodo pantanoso e nauseabundo, até quando já ninguém sabe, começa a ser desafiador da racionalidade humana.