Tenho muitos amigos e conhecidos que preferem estar calados a manifestar apoio a João Lourenço. Se o fazem sabem que vão ser insultados e enxovalhados nas redes sociais com mentiras e falsidades, e não estão para isso.
Esta aparente fragilidade dos apoiantes de Lourenço acaba por ser uma das razões para a derrota de Adalberto. Ele fomentou em demasia a agressão e ofensa nas redes sociais, que qualquer aparência de alternância moderada morreu. Todos perceberam que com Adalberto a violência e perseguições seriam uma constante. Nas redes Adalbertistas só há maldade e maledicência. E as pessoas percebem que é o que os espera. Por isso, começam a fugir da Unita-ACJ.
Esta violência nas redes sociais é o primeiro grande erro de Adalberto.
O segundo erro é a aliança com as manas Santos.
Pode parecer uma grande vitória, pode-lhe dar mais tempo de antena, sobretudo em Portugal, mas a verdade é que demonstra um retrocesso e uma falta de rumo da Unita. Uma traição.
Apesar do muito barulho que elas conseguem nas redes sociais, ninguém quer voltar ao passado onde uma família dominava o país e ficava com toda a riqueza.
A agressão exagerada nas redes sociais, criando uma espécie de terror contra revolucionário, e a aliança com as manas Santos são os dois erros de Adalberto que o levam à derrota.