Cheguei a Luanda

ByKuma

13 de Agosto, 2022

Depois de uma ausência mais comprida, chegar a Luanda é uma lufada de ar fresco, uma mistura de fragrâncias que nos invade, é o calor e simpatia no sorriso e voz de uma Zungueira. 

Para quem chega são notórias as mudanças na paisagem, obras novas, uma cidade que fervilha esperança, um Povo crente embalado no futuro. É contagiante, pulsa dentro nós uma angolanidade que se associa numa cidadania partilhada, e por muito que tentem denegrir o país além fronteiras, as suas gentes procuram metas de mãos dadas construindo Angola do amanhã.

Fui militante, militar e simpatizante da UNITA, a que se partiu em 1992 e se afundou em 2002, apunhalada pelos traidores ambiciosos, e agora capturada pelos oportunistas, hoje unidos familiarmente numa aparente idiossincrasia impregnada de ódios de estimação.

A maioria dos Partidos que concorrem às eleições são dissidências do Galo Negro, sobraram na UNITA/FPU os inquisidores e os marimbondos ricos financiados por José Eduardo dos Santos, a quem hoje prestam tributo porque o Presidente João Lourenço fechou, e ainda bem, a torneira da corrupção.

Jovens e menos jovens, homens e mulheres, partilham com o MPLA e a sua intransigência patriótica, apostam no futuro que se desenhou em 2017, na alternância não se vislumbra alternativa, João Lourenço é a regeneração, a segurança, a estabilidade, a ética e a moral na probidade do Estado.

A Oposição verborreia nos seus ajuntamentos uma subversão hedionda, insana, há um vocabulário instituído num primitivismo atroz, “A HORA É AGORA” e “VOTOU SENTOU” são slogans que ocultam a vacuidade, a ausência de um Programa, a noção de Estado, isto porque a fraude, a corrupção, a manipulação, os insultos às Instituições, e as agressões ao Chefe de Estado, valem o que valem, e resvalaram na indiferença de quem está a valorizar e dignificar as eleições e a Democracia.

A UNITA/FPU transformou-se numa agência de emprego privilegiado, Chivukuvuku disso mesmo deu conta de viva voz, precisa de empregar a família no Parlamento, dar-lhes as mordomias inerentes, mas ACJ tem o Partido prisioneiro das ambições do saque e do enriquecimento ilícito, basta observar quem hoje é proeminente no Galo Negro, mais que o residual do SOVISMO, destacam-se na UNITA/FPU, Tchizé dos Santos, Isabel dos Santos, Francisco Viana, Marcolino Moco, Raúl Dinis, Paula Roque, João Soares, Vítor Hugo Mendes, os terroristas das redes digitais, e o eterno Rosado de Carvalho que não é carne nem peixe, mas vai fazendo a ponte para a CNN  Portugal e a Agência Lusa.

Lukamba Paulo Gato, eminência parda dos capatazes sabotadores, enviou um SMS a todos os sipaios internos e externos, interditando por completo o nome de Isaías Samakuva e Pedro Cachiungo, os Serviços de Inteligência de Manuvakola já estão a funcionar.

8 é o Voto da razão e da tranquilidade, caro compatriota, vota e vai para junto da família, depois do dever cumprido, confraterniza com o amigo, com o vizinho, é a festa da Democracia.