Quando as pessoas começam a fazer exercício, geralmente têm uma vaga ideia daquilo que querem alcançar. Mas muito poucos rastreiam os seus objectivos de condicionamento físico, ou a ingestão de alimentos, e isso faz com que seja mais difícil observar as mudanças.

A melhor maneira de começar é criar objectivos específicos. Alguns dos exemplos mais comuns incluem:

– Perder peso.

– Ganhar músculos.

– Aumentar a força.

– Correr para uma maratona.

Depois de determinar qual o resultado final pretendido, crie um plano de acção. Comece a avaliar onde você está agora e identifique as áreas nas quais você pode trabalhar.

Mas como é que você pode conciliar a sua dieta e mudá-la tendo em conta que está a alterar a sua rotina física?

Alimentos saudáveis ​​para exercícios básicos

Para alcançar o desempenho máximo durante o exercício, é importante alimentar o seu corpo com alimentos saudáveis. Isso ajuda na resistência, na construção de força, permanecendo energizado. Não preparar o seu corpo adequadamente pode resultar num tempo de recuperação pós-exercício mais lento. Para ajudar a tirar o máximo proveito do seu treino, aqui estão cinco alimentos “eléctricos” para incluir na sua dieta:

Bananas

As bananas são um lanche ideal para o pré-treino. Elas não são apenas uma grande fonte de hidratos de carbono, essenciais para a energia, mas também estão cheios de potássio para ajudar na função nervosa e muscular. Dar ao seu corpo um impulso de potássio antes de um treino também é benéfico, pois o mineral é perdido através do suor.

Alimentos integrais

O exercício é uma óptima maneira de aumentar os níveis de energia. É aqui que entram também os hidratos de carbono – mas é importante comer os certos. Alimentos integrais, como arroz integral, aveia enrolada, milho e pão integral, são fontes de bons hidratos de carbono. Eles também são alimentos com baixo índice glicémico, o que significa que a energia que eles lhe fornecem é gradualmente libertada no seu corpo.

Smoothies

Os smoothies são uma escolha popular pré-treino – e por boas razões. Consuma uma mistura de frutas como bagas e bananas, vegetais como couve ou cenoura, um pouco de iogurte e proteína em pó. Você vai desfrutar de uma mistura ideal de vitaminas e minerais essenciais que inclui cálcio, vitamina C e ferro – tudo o que o seu corpo precisa para o desempenho máximo.

Proteína magra

A proteína é essencial, pois ajuda a reparar os músculos e tecidos do seu corpo. Frango e peru são boas fontes de proteína magra, assim como peixes como o salmão. Fontes de proteína que não incluam carne – ovos, nozes e tofu.

Húmus

Os ingredientes usados ​​para fazer húmus são exatamente o que você precisa para fazer o seu treino com um início correcto. Estes contêm gorduras insaturadas, proteínas e hidratos de carbono, os quais ajudam a optimizar os seus níveis de energia quando você mais necessita. Desfrute-os com paus de vegetais crus ou com um pão pita integral.