Isabel dos Santos chama ao Dubai todos os seus conselheiros para tentar suprir a emergência fatal, a cidadã russa de Baku, que tanto trabalho teve a refugiar-se na nacionalidade de Vladimir Putin, tem agora todos os bens arrestados na Europa e Estados Unidos e Canadá, e tem a partir de hoje todos os Vistos e residências confiscadas.
Uma das vias por onde fluía o movimento de capitais especulativos era Baku-Dubai, o que com o embargo fica bloqueado, isto numa altura em que a assunção da nacionalidade russa estava a dar-lhe espaço de manobra. Cinco advogados e conselheiros portugueses rumam hoje ao Dubai de emergência, dois deles embarcam nesta manhã via Frankfurt.
Londres será com certeza e de imediato a situação mais trágica para Isabel dos Santos, não obstante ter vários testas de ferro, o crivo desta vez deriva de uma concertação internacional, e mesmo Portugal não pode ser exceção. Não sabemos se como arguida em Angola, talvez até tida como Contumaz, ela não terá o passaporte angolano suspenso, se assim for, vai restar-lhe muito poucas escapatórias.
Consta em meios jornalísticos, sujeito a confirmação, que ela terá no passaporte angolano um Visto Gold português, de resto ela tem vindo sigilosamente várias vezes a Portugal, sobretudo ao Porto onde tem vários negócios que decorrem livremente.
Será também para a UNITA e ACJ um rude golpe, a dependência de Isabel é demasiado grande, nesta fase o desespero não será pertinente, poderá mesmo levar à queda de Adalberto Costo Júnior mais rapidamente, pois Isabel dos Santos era o vértice da pirâmide da subversão e uma seta apontada a Angola permanentemente.
Se a Pandemia mudou o panorama global no campo social e económico, entramos agora numa fase de incerteza em que tudo pode acontecer, a situação é tensa e os mercados retraem-se, haverá forçosamente uma recessão, será vital o posicionamento da China, que como habitualmente pode ser discreta e lenta.
Angola corre o risco pela ligeireza da UNITA e ACJ/FPU, de a breve trecho vir a ser uma aposta maior dos especuladores, há petróleo e outras matérias-primas, espaço, e se o Galo Negro não for severamente vigiado, pula a cerca, e pode estabelecer-se o caos. Mais do que nunca, é tempo de exceção, vigiar e prevenir, a valorização do crude gera apetites vorazes, subestimar a subversão é abrir portas ao caos.
Estamos no começo de uma tempestade de consequências imprevisíveis, o medo e o pânico, arma dos oportunistas está na ordem do dia, os americanos sentem-se como o peixe na água, é mais um conflito na Europa, vão substituir a Rússia no fornecimento do Gás e dos cereais, e em nome da Democracia e da Liberdade, vão vender armamento ao mundo e garantir emprego e prosperidade na América.
É a repetição da História nos tempos modernos.