Angola é um dos 54 países africanos presentes na 2ª edição da Feira Intra-Africana de Comércio (IAFT), uma iniciativa desenvolvida pelo Banco Africano para Exportações e Importações (Afreximbank), e que conta com a colaboração do Secretariado da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA) e a União Africana.
A IAFT que está a decorrer na cidade de Durban na África do Sul, entre os dias 15 e 21 de Novembro, sob o lema “Construindo Pontes para uma ZCLCA de sucesso” vai contar com uma presença extremamente significativa da parte angolana.
O nosso país participa neste evento com mais de três dezenas de expositores, entre os quais, empresários, instituições bancárias e distintas associações empresariais, numa coordenação institucional do Ministério da Indústria e Comércio, com o apoio executivo da Comunidade das Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola (CEEIA) e a Agência de Investimento Privado e Exportação (AIPEX).
Segundo o Presidente da CEEIA, Agostinho Kapala, a participação neste evento, insere-se no âmbito de uma estratégia público-privada, no sentido de se tirar melhor proveito das oportunidades de negócios existentes no continente e não só.
Para além da participação e coordenação fundamental do Ministério da Indústria e Comércio, realce para a participação de outras instituições públicas, como a AIPEX, já mencionada e a Zona Económica Especial Luanda-Bengo. No plano empresarial, destaque para a participação da Sonangol, a Opaia, Catoca, a Food Care, a Steel Door, a Refriango e a Kubinga.
A principal “bandeira” que os investidores nacionais querem levar para esta feira é a marca “Made in Angola”, com o intuito de estabelecer novas parcerias que façam aumentar as exportações dos produtos nacionais, e naturalmente incrementar o aumento da produção.
Para esta Feira Intra-Continental, prevê-se que as negociações superem os 40 mil milhões de dólares ao nível do comércio e investimento. Espera-se também que participem mais de 1600 expositores, assim como 5000 participantes nas várias conferências que se irão realizar.
Este evento, cuja primeira edição decorreu no Cairo em 2018, e que alcançou na época um enorme sucesso, vai reunir actores continentais e globais para mostrar e exibir os seus produtos e serviços, e explorar oportunidades de negócios e de investimentos no continente. Ademais, vai também procurar fornecer uma plataforma para partilhar informações sobre comércio, investimento e mercado com as partes interessadas, discutir e identificar soluções para questões que afectam o comércio intra-africano.