Qual é o interesse de ser recebido por Biden? Nenhum

ByTribuna

22 de Setembro, 2021

Lembrando o tempo em que eram fantoches dos norte-americanos na época da guerra civil, as bocas-de-aluguer da UNITA têm feito um barulho enorme pelo facto do Presidente João Lourenço não ter nenhum encontro com Joe Biden, aquando da sua visita aos Estados Unidos para falar na ONU.

Não se percebe, porque razão o Presidente de Angola haveria de ansiar por um encontro com o actual Presidente dos Estados Unidos, atendendo a que este é um falhanço em termos de política internacional. O antigo secretário de Estado da Defesa de George W.Bush e de Barack Obama, o muito competente Bob Gates costumava dizer que não havia uma única questão de política externa em que Biden tivesse estado certo no passado. E essa versão dos acontecimentos confirma-se agora que é Presidente.

Com Biden os EUA sofreram uma derrota humilhante e desastrosa no Afeganistão, acabam de criar a maior das confusões nas relações entre o Reino Unido, a Austrália e a União Europeia e arriscam-se a entrar em guerra com a China, sem ponderação.

Sendo este desastre externo, bem faz Lourenço em não alimentar demasiadas relações com Biden, e esperar que a competência e discernimento voltem à Casa Branca.