ACJ – Refém das suas opções

ByKuma

9 de Junho, 2021

A nomeação de Adriano Sapinala para Benguela, filho de Samuel Chiwale, Ekuva Estrela para o Huambo, filha de Eugénio Manuvakola, a ostracização dos samakuvistas, e os gastos descontrolados do Galo Negro, estão a gerar um desconforto interno no Partido, está a avolumar as críticas ao líder, e a juventude está a verificar que o compadrio clientelar e familiar é um estatuto de direitos adquiridos semelhantes aos que sempre criticaram aos outros.

O pior é que a ostracização é acompanhada de uma envolvente de medo em que ensombra a própria vida, há uma perseguição obscuramente visível e, ACJ começa a estar condicionado na circulação, demasiadas vozes discordantes vão realçando o seu mal-estar.

Como consequência o presidente da UNITA vai apostando nos jovens independentes para a tão esperada e desejada convulsão de rua, no Galo Negro há quem apoie silenciosamente com o pressuposto que ACJ será a próxima vítima desse jogo, a liderança de Abel Chivukuvuku é cada mais mais desejada e no Exterior foi assumida pelo próprio; para isso conta com o apoio da CIA e de alguns políticos norte americanos.

A ala bélica do Galo Negro, a que mais Poder real tem no Partido, a exemplo de 1992, pensa que o MPLA só deixa o Poder à força e que brevemente estarão criadas as condições para o assalto ao Estado. Para isso apostam no caos total e tudo quanto de positivo possa fazer o Governo de João Lourenço é criticado para amplificar as dificuldades do país e dos cidadãos.

Hoje começa a haver uma percepção na opinião pública portuguesa, que a UNITA é um grupo de face clandestina com objectivo de assalto ao Poder, é um Partido político sem Programa, sem filiação internacional, sem relações institucionais, vulnerável, que destapou a face oculta com o mendigar apoio a José Eduardo dos Santos e suas filhas, para sobreviver e tentar enlamear o actual Chefe de Estado. Actualmente em Portugal a UNITA conta com o apoio de João Soares, um valor residual com anticorpos e de evidente interesse nos negócios.

Ao que hoje mesmo foi garantido por fontes próximas fidedignas, o vazadouro de Fundos dos Dos Santos fechou-se, disso mesmo deu conta ACJ aos seus companheiros, informando-os de falta de meios financeiros para continuar a caminhada até aqui estabelecida, há mesmo planos alterados e cancelamentos em curso.