O Banco Nacional de Angola (BNA) anunciou nestes últimos dias que a taxa de câmbio atingiu o nível estável com um valor médio do dólar a rondar os 650 Kwanzas. Desde Novembro do ano passado o mercado cambial tem apresentado um Kwanza em ponto de equilíbrio face ao dólar americano.
Isto são óptimas notícias para a sociedade angolana e espelham os primeiros frutos de um plano económico arrojado de liberalização realizado pelo executivo angolano em parceria com o BNA
Segundo afirmou o vice-governador do BNA Tiago Dias, “graças aos ajustamentos que ocorreram no mercado cambial desde 2017 a taxa de câmbio passou a desempenhar o papel de amortecedor dos choques externos”. Mais do que isso, este ajustamento e o abandono do regime de câmbio fixo, permitiu uma situação bem mais confortável no que diz respeito ao nível das reservas internacionais e dessa forma, cumprir com os compromissos externos.
O Relatório sobre a evolução do mercado cambial assinala que as Reservas Internacionais Brutas, fecharam o ano de 2020 com uma cobertura das importações de 12,2 meses contra 9,3 meses no final de 2019.