Angola abre primeira embaixada na Arábia Saudita

ByTribuna

26 de Fevereiro, 2021
RIYADH - DECEMBER 22: Kingdom tower on December 22, 2009 in Riyadh, Saudi Arabia. Kingdom tower is a business and convention center, shoping mall and one of the main landmarks of Riyadh city

O executivo angolano continua a alargar a sua área de cooperação e canais diplomáticos. Frederico Cardoso, que já desempenhou o cargo de Chefe da Casa Civil do Presidente da República e foi ministro de Estado, será o primeiro embaixador da Arábia Saudita, estabelecendo desta forma um novo patamar no relacionamento de cooperação e de amizade entre os dois países.

Segundo o diplomata, existem diversas áreas à disposição dos dois Estados que lhes permite aprofundar e tirar vantagens recíprocas no relacionamento, como por exemplo no domínio da construção de infraestruturas. Lembramos que a Arábia Saudita é o maior produtor de petróleo da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), organização essa que Angola aderiu em 2007.

Para mais, Frederico Cardoso também realçou que este novo tipo de relacionamento, tem a possibilidade de ampliar as áreas de cooperação onde coexistam interesse comuns, como sejam a agricultura, agro-indústria, exploração e transformação de rochas ornamentais, turismo, e certamente, petróleo e gás.

Já no final do ano, o ministro das Relações Exteriores Téte António, tinha salientado que a Arábia Saudita será um parceiro estratégico importante para o país.

Esta linha de conduta delineada por Angola, vem já no seguimento daquilo que o executivo de João Lourenço propala, ou seja, desenvolver laços de cooperação e amizade, que permitam qualidade de investimentos mais sustentados e diversificados, e assim, possibilitem mais negócios que se traduzam em mais empregos e mão de obra qualificada.