Respeitar José Eduardo dos Santos? Porquê?

ByTribuna

4 de Dezembro, 2020

Nas redes socias surgem, de quando em vez, uns apelos ao respeito a José Eduardo dos Santos (JES). Serem necessários esses apelos já é sinal que ninguém o respeita.

Percebe-se que ele foi o chefe da quadrilha que saqueou o país com consequências devastadoras para a população.

Todos os julgados e condenados – Augusto Tomás, Valter Filipe, por exemplo- asseguram que agiram debaixo do comando de José Eduardo dos Santos. Agora Kopelipa e Dino responsabilizam Manuel Vicente por todos os roubos. Em breve, virá Manuel Vicente dizer que apenas cumpriu as instruções de José Eduardo dos Santos.

Não restam hoje dúvidas que José Eduardo dos Santos comandou a associação das pessoas que se encarregaram de desviar as riquezas de Angola.

Um dos comportamentos positivos que lhe podia ser atribuído era que abandonara o poder por livre vontade, permitindo uma transição pacífica na Presidência da República. Mas também aí já se descobriu que o que JES fez foi abandonar o barco quando achou que se estava a afundar e não havia solução.

Hoje sabe-se que a economia está em recessão desde 2015, que os cofres ficaram vazios, e o pouco que restava JES entregou à família: 500 milhões de dólares ao filho, a Sonangol à filha e os diamantes ao genro e à filha. Não restava nada para João Lourenço governar.

A presidência entregue por JES foi um presente envenenado, queria criar um bode expiatório para a sua incompetência e o saque do país.

Quando compreendeu que João Lourenço entendeu a jogada e não se ia deixar queimar na fogueira tão bem preparada, e que o MPLA já não estava com ele, JES mudou-se para a UNITA e começou a apoiar o novo líder, pelo que se escreve publicamente, através das filhas e de outros dirigentes estrangeiros.

Chegámos à suprema falsificação da história. JES apoia a UNITA e é contra o MPLA. A salvação dos rapinadores do país está na UNITA.

Fica a pergunta: que respeito se pode ter a um Presidente que foge quando vê que a sua governação chegou a um beco sem saída, deixa as principais riquezas do país aos filhos, e ao novo Presidente apenas dívidas e problemas? E quando vê que foi descoberto corre a apoiar o seu principal inimigo, a UNITA? Que respeito? Nenhum.