O TEXTO APÓCRIFO DO SR. BENDLER

ByMário Soares

26 de Setembro, 2025

A emissão de um desmentido atribuído ao Sr. Dale Bendler, publicado convenientemente nas redes sociais, expõe o rabo preso do nosso general, denuncia-lhe a cólera e o desespero que já lhe turvaram o discernimento.

Por que cargas de água recorreria Dale Bendler às redes sociais para desmentir a TPA? Por acaso a TPA o acusou de alguma coisa? E, se o tivesse feito, tê-lo-ia feito pelas redes sociais, sustentada em especulações? NÃO! Um redundante e sonoro NÃO!

O desmentido “oportuno”, ora atribuído a Dale Bendler, não passa de um exercício de engenharia social urdido, de forma atabalhoada, pela equipa do general Higino Carneiro — à semelhança da nota de imprensa divulgada após o furo jornalístico da TPA.

Para dissipar quaisquer dúvidas, partilho algumas constatações que denunciam o amadorismo dos burladores que assessoram o general Higino Carneiro:

● A TPA citou várias fontes na sua reportagem, entre as quais o Department of Justice dos Estados Unidos, que publicou, a 23 de Abril, um artigo sobre o caso de Dale Bendler — artigo que este não desmentiu. Disponibilizo aqui o link para consulta posterior: justice.gov [https://www.justice.gov/usao-edva/pr/former-cia-official-pleads-guilty-acting-foreign-agent-and-mishandling-classified]

● As marcas lexicais, a selecção vocabular e os trejeitos linguísticos do texto denunciam a mão de um angolano letrado e conhecedor da política doméstica, por trás desta trama tragicómica;

● Dale Bendler é um cidadão norte-americano, implicado num processo judicial em curso na Procuradoria Estadual da Virgínia. Atendendo ao princípio de que tudo o que disser pode pesar contra si, é imperativo que qualquer comunicação em seu nome seja feita pelos seus advogados — nunca pelo próprio;

● A assinatura e a nota de encerramento da missiva em apreço denunciam o desconhecimento da comunicação institucional norte-americana: a carta refere “Flórida, Miami”, quando a forma correcta é “Miami, Flórida”.

Aos angolanos de bem, comprometidos com a verdade política, deixo um apelo:
NÃO SE DEIXEM ENGANAR PELO “LOBO EM PELE DE CARNEIRO”!