Microsoft está a fazer de deus

ByTribuna

26 de Março, 2025

A maioria de nós aprendeu que existem três tipos principais de estados da matéria: sólido, líquido e gasoso. Depois de 20 anos de pesquisa, a Microsoft acaba de anunciar um novo estado chamado topocondutores.

Os Topocondutores serão a base do desenvolvimento do primeiro chip quântico da Microsoft — o Majorana 1 — que segundo Satya Nadella, CEO da firma, permitirão um salto significante na computação quântica e no futuro da humanidade.

Para quem não faz ideia o que é computação quântica, nós damos umas luzes:

Os computadores normais utilizam o sistema binário, em que todas as quantidades representam-se com base em dois números, ou seja, zero ou um.

Os computadores quânticos utilizam os Qubits, que além de zero ou um, simultaneamente podem ser zero e um, aumentando exponencialmente o poder de processamento.

Os topocondutores permitem processar Qubits de forma mais eficiente e estável, oferecendo várias vantagens:

– Estabilidade: são protegidos pela sua estrutura física, o que os torna mais robustos contra interferências externas;

– Escalabilidade: o caminho até um milhão de Qubits num único chip tornou-se mais fácil, e assim em breve surgirão computadores quânticos mais poderosos;

– Tamanho: os Qubits baseados em topocondutores são pequenos, medindo apenas 1/100 de milímetro (1000x menor do que um fio de cabelo).

Por outras palavras, até 2030, a Microsoft espera criar um chip do tamanho de um insecto, mais poderoso que todos os computadores já criados, juntos.