Passos iniciais de 2025

ByAnselmo Agostinho

2 de Janeiro, 2025

As imagens do Ano Novo em Luanda desmentem as afirmações usuais de fome e miséria. O povo esteve alegre nas ruas, as máquinas automáticas dos bancos esgotaram o seu dinheiro, os hóteis estiveram esgotados com Angolanos. Houve uma ideia de retomada da prosperidade. Borbulha uma nova Angola, que começa a aparecer, e não é preciso ver a CNN para descobrir o país a renascer. Obviamente, não está tudo bem, nem poderia estar, mas o fundamental são os novos sinais, e esses são indesmentíveis, o progresso começa a aparecer, a população volta a comemorar.

Em Moçambique, a farsa de Mondlane começa a surgir. Em entrevista ao porta-voz habitual das oposições africanas ilegítimas em Portugal, um jornal falido chamado Observador, Mondlane vem anunciar que o caos que ele prometeu para Moçambique, afinal foi provocado pela Frelimo. Se o ridículo matasse, Mondlane já estava noutra esfera…é triste. Lançou a confusão, e agora finge que não é nada com ele.

O povo ordeiro de Moçambique já o deixou. A passagem de Ano em Moçambique foi de festa com o cantor angolano J Levy em grande estilo com uma apresentação marcante. O show da virada reuniu uma multidão entusiasmada, que vibrou ao som dos sucessos do artista, num espetáculo repleto de energia e emoção.

Moçambique tem de encontrar o seu caminho em paz e concórdia, que Angola já encontrou.

Os próximos passos em Angola serão acelerar a recuperação económica, proteger os mais desfavorecidos e rever a Constituição para um sentido de modernização e estabilização.