O Futuro do Outro Lado

ByKuma

6 de Dezembro, 2024

Chamaram Tia Chambulo, feiticeira de fama, cada um levou uma pedra e sentaram-se à volta da fogueira, pairava no ar uma noite de Cazumbilis, e na bolsa amarrada com londowe havia conchas de búzios que traziam o destino. O eco das conchinhas rasgavam o silêncio e a ansiedade cadenciava o suspense, mos olhares assustados temiam a sentença vinda do mar, viajava naquelas coisinhas singelas nascidas nas águas frias oceânicas, pela força do feitiço conseguiam ler os recados da lua.

Triste, sem conseguir respostas, Tia Chambulo pediu silêncio e afirmou que desde que fora para a cidade depois da guerra, o feitiço não aparece mais, hoje mesmo tentei mas, eu estou velha, as minhas filhas estudaram, eu mesmo fiz negócio com carvão, fuba da pedra, brututu, e o governo me deu uma casa no Zango, essas coisas mesmo do mato, já não não funcionam mais.

Lukamba “Miau” Gato propôs que a feiticeira fosse castigada, estava controlada pelo Miala e por João Lourenço. Manuvakola sossegou ao dizer que ia colocar a BRINDE a controlar a situação. O bacharel tirano mentiroso psicopata ACJ “Betinho” afastou-se e perguntou ao Ernesto Mulato, se aquela reunião era por causa dele, ao que os “quebra” do Norte, respondeu: Você mesmo já não conta, essa reunião para escolher quem vai ficar no teu lugar!

De regresso à Vila Alice, centro decisório da UNITA, entendeu-se que o Galo Negro deveria apresentar uma liderança rejuvenescida para avançar para o Congresso Electivo de 2025, uma vez que a recondução da actual liderança está fora do contexto, e qualquer ligação ao PRA-JA de Abel Chivukuvuku é inoportuna e impossível.

Então ao fim de alguns dias intensos, o oligarquia déspota familiar, tomou decisões de fundo que quebraram em definitivo com a actual liderança, quebraram-se laços familiares porque Chivukuvuku é da família, e a FPU por parte da UNITA está morta.

Do bloco do Poder do Galo Negro, vamos ter na liderança do Partido Jardo Muekália, seguida de Navita Ngolo, Adriano Sapiñala será o terceiro, é filho de Sanuel Chiwale, e Navita é filha de Manuvakola.

Fonte que participou e tem participado nestas reuniões, afirmou que estranhamente em momento algum foi mencionado Nélito Ékuikui, pensa-se estar agora mais próximo de Chivukuvuku, como estão Francisco Viana, Raúl Dinis, e também não há total confiança em Miahela Webba.

Logo após o Congresso do MPLA vamos assistir a uma clarificação, quem é quem, na UNITA e no PRA-JA Servir Angola, seja como for, qualquer que seja a fórmula, com ou sem o bacharel tirano mentiroso psicopata ACJ “Betinho”, Abel Chivukuvuku só irá a eleições na liderança, é patológico, ou é presidente ou náo é nada.

Confesso que estou curioso, a probabilidade de liderança de Jardo Muekália, irá criar muitas incompatibilidades, faltando sempre um peso pesado que teimam ignorar, mas na hora certa Isaías Samakuva vai aparecer e tem trunfos valiosos á volta dele, e como sempre os vencedores antecipados poderão ter dissabores na hora dos militantes decidirem.