É impressionante a capacidade que o José Gama tem de inventar notícias. Não pára e não é parado, enquanto cria falsas notícias sempre com o intuito de denegrir o Presidente da República.
Nos últimos dias, três notícias falsas ou distorcidas.
Uma sobre um iate supostamente adquirido pela família do Presidente. vai-se ler a notícia e não há uma única evidência que o tal iate seja do Presidente ou da sua família. É tudo uma pura especulação baseada no suposto titular, um empresário português que faz painéis solares. O salto do empresário para o Presidente da República é uma pura invenção, sem qualquer prova. É incrível como se publica uma coisa assim.
A segunda notícia é sobre a suposta intenção de João Lourenço fazer um “Putin”, isto é, nomear um Presidente da República fantoche em 2027 e ele (JL) passar a todo-poderoso primeiro-ministro. Diz o Gama, que João Lourenço faz isto porque percebeu que não tem maioria para uma revisão constitucional. O que o Gama se esquece é que para criar a figura de um primeiro-ministro todo-poderoso também é necessária a mesmíssima revisão constitucional. Portanto, o suposto problema da impossibilidade da revisão constitucional mantém-se. Grande lapso do Gama…
Finalmente, escreve uma notícia sobre uma eventual futura visita de Higino ao Palácio, apresentando João Lourenço como tendo medo de Higino e de Nandó. É uma parvoíce. Higino tem valor histórico, mas não representa nenhuma mudança, não é aquilo que os jovens angolanos desejam, como não é Nandó. O passado, passou.
Gama devia ser confrontado judicialmente por cada mentira intencional que publica. Essa é a verdade. Mas por alguma razão estranha parece intocável.