A 27ª edição do Festival da Canção de Luanda, produzido pela Rádio Luanda Antena Comercial (LAC), terá como homenageado o músico Eduardo Paím. A gala está programada para acontecer no dia 20 de setembro no Hotel Epic Sana, em Luanda, sob o lema “A kizomba, percurso artístico de Eduardo Paím”.
A diretora executiva, Carla Romero, explicou que a escolha de Eduardo Paím como homenageado se deve ao seu significativo papel na divulgação e preservação do estilo musical. A organização considera esta edição como um reflexo de resiliência, apesar do número reduzido de instituições parceiras nos últimos anos.
O festival possui cinco categorias e um grande prémio, o “Sonangol da Canção”, avaliado em três milhões de kwanzas. Este prémio será dividido em duas categorias: dois milhões de kwanzas para o melhor compositor e um milhão de kwanzas para o defensor da canção.
Além do grande prémio, outras categorias incluem melhor letra, voz, produção, interpretação e o prémio “LAC auditores”, este último determinado por votação dos ouvintes e telespectadores. O valor total destinado a essas categorias é de 500 mil kwanzas. A diretora executiva destacou que houve 100 inscrições neste ano, sendo selecionados apenas dez concorrentes.
Por sua vez, o diretor de programas da TV Zimbo, Esmeraldo Baptista, expressou sua expectativa para mais uma edição do Festival da Canção e assegurou que está a ser feito um esforço para garantir a melhor transmissão de sempre. Além disso, anunciou que o evento será transmitido em Cabo Verde e na plataforma lusa “NOS”, buscando internacionalizar o Festival da Canção.
Os competidores que disputarão o grande prémio incluem Mote Rogério, Maya Lis, Magda Mendes, Cirius Viber, Hélio Papel, Cris Monteiro, Cleidy Pinto, Danny Moreira, Mac-Yura Diamante, e a dupla Luntadila da Silva e Paulo Garcia.