A LUSA continua a sua saga anti-João Lourenço, criando factos absurdos. Hoje desenterrou um acordo entre Angola e a Rússia referente aos anos 2014-2020 (assinado legitimamente em pleno mandato pró-soviético de José Eduardo dos Santos). Um acordo com mais de 10 anos!
Pegando nesse acordo vem hoje a LUSA dizer que “Acordo militar com Angola é o mais ambicioso dos assinados pela Rússia com os PALOP”. Nada tem a ver com nada. É uma absurda des-contextualização de um texto, de uma notícia, com intuitos meramente desinformativos e para criar ruído e confusão.
Angola tem acordos com a Rússia, com a China e com os EUA, e terá no futuro com a Índia. Não faz parte de nenhuma estratégia actual da Rússia, como de nenhum outro país. Os acordos russos assinados neste momento com outros países africanos não têm qualquer relação com Angola. É uma absoluta má-fé da LUSA misturar alhos com bugalhos.
Só se pede um pouco mais de respeito pela soberania angolana e pela sua política externa. Se a LUSA resolveu ser um braço imbecil da oposição, deve abandonar a sua classificação como agência noticiosa e inscrever-se como gabinete de imprensa da UNITA. Ficaria tudo mais transparente.