Rui Andrade é um piloto angolano que nasceu em Luanda. Ele tornou-se no primeiro piloto angolano a participar de um mundial de automobilismo. Com 24 anos de idade, ele representa a equipa G-Drive Racing, com a viatura Aurus.
Rui Andrade iniciou a carreira em Espanha, disputando a fórmula 4 (F4) em 2018 ao serviço da Drivex Racing espanhol. Na Toyota Racing Series 2020, Andrade correu pela M2 Competition ao lado dos dois melhores pilotos do campeonato, Igor Fraga e Liam Lawson. Andrade conquistou 70 pontos ao longo da época, o que significa que terminou em 16º lugar, a 2 pontos do colega de equipa francês Émilien Denner. Dois 9ºs lugares foram os melhores resultados do angolano nas duas primeiras corridas em Pukekohe Park.
Este ano atingiu o apogeu; conquistou o título do Campeonato do Mundo de Resistência da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), classe LMP2, disputado no Bahrein. A equipa do angolano (WRT) contou com o polaco Rober Kubica e o suíço Louis Delétraz, que somaram 173 pontos, no total, após seis corridas, em igual número de vitórias. Além deste Mundial, o angolano e a sua equipa foram campeões da Europa, em 2021.
Na semana passada foi homenageado numa cerimónia promovida pela MultiEventos, na Tenda da Baía de Luanda, o número um do “Palácio cor-de-rosa”. Manuel Homem, Governador de Luanda sublinhou ser motivo de “enorme satisfação” receber em Luanda um campeão do mundo de uma das disciplinas mais notáveis no automobilismo, sobretudo, por ser um filho da casa. “É uma honra homenagear um filho da nossa terra que dá sinais dignos de honra ao mundo, razão pela qual representa motivo de orgulho para nós. Esta é uma digna e merecida homenagem e todos nós, de Cabinda ao Cunene, devíamos prestar o devido reconhecimento ao campeão”, concluiu.
Rui Andrade é um exemplo de perseverança e dedicação, tendo alcançado o sucesso em uma carreira altamente competitiva. Sua conquista recente é um testemunho de sua habilidade e talento como piloto. Parabéns a Rui Andrade por suas realizações notáveis!